
A vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou, ontem, quarta-feira (18), a educadores e representantes comunitários o balanço de sua produtividade parlamentar no ano de 2013, constando de 300 proposituras, entre projetos de leis e de emendas, indicações, requerimentos e moções.
O balanço foi apresentado no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, no São Raimundo. “É uma prestação pública do nosso mandato. Acreditamos que todo político eleito deveria fazer isso e manter a população informada sobre suas ações, afinal de contas somos eleitos para representar os manauaras”, destacou.
No total, a vereadora apresentou 117 indicações, solicitando desde a construção de creches à sinalização para melhoria no trânsito de Manaus, como a pintura de faixas de pedestres e a construção de passarelas em pontos críticos da cidade. Foram ainda protocoladas 83 moções, homenageando pessoas ou instituições por destacadas ações na sociedade e ainda 77 requerimentos para manutenção e limpeza de ruas, avenidas e praças. Entre as indicações, está o pedido de revisão e mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos mais de 12 mil servidores da Educação municipal.
Em relação aos projetos de leis, a parlamentar informou ter protocolado 15 projetos, sendo que três foram sancionados pelo Prefeito de Manaus. Ela destacou o projeto que institui o ensino da Língua Inglesa para todas as crianças do ensino infantil de Manaus. “Sabemos que nessa fase as crianças aprendem com mais facilidade o outro idioma e desenvolvem outras habilidades”, destacou.
Há ainda, de acordo com o vereadora, o Projeto de Lei n.º 179/2013, que institui a criação da “Semana Municipal de Valorização do Educador”, que foi sancionado pelo Executivo. “A propositura busca uma melhor valorização dos profissionais de educação. Agora a “Semana de valorização” foi inclusa no calendário anual e oficial das escolas municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, destaca a parlamentar.