
A Secretaria de Administração Penitência (Seap), com apoio da Polícia Militar do Amazonas, realizou na manhã de quinta-feira (4), a transferência de 79 detentos do presídio do município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus).
Dentre os apenados, 74 homens foram transferidos à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da capital amazonense. As cinco mulheres foram encaminhadas ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), no quilômetro 8, da rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista.
Conforme a Seap, essa é a terceira operação de transferência de presos da unidade prisional Ataliba Antunes, desde a determinação da juíza Vanessa Leite, da 1ª Vara de Justiça de Manacapuru, que determinou a transferência e fechamento do presídio, após a magistrada apontar irregularidades na infraestrutura e superlotação.
A unidade prisional passará por reforma e a administração continuará funcionando para atender os presos albergados que terão que se apresentar no local.
Na última terça-feira (3), dois detentos, sendo um deles, foragido da Justiça de Manaus, conseguiram fugir, após serrar a grade da cela, danificar um cadeado da área de lazer e pular o muro.
Foto: divulgação/Patrícia Souza