Açaí do Pará para alimento e a indústria de cosmético


Feira do Açaí, Belém Pará.
Feira do Açaí, Belém Pará.

O Estado do Pará produz grande parte de todo o açaí produzido no mundo. No estado ele é cultivado, colhido, vendido, exportado ou transformado em sabonete, licor e até perfume.

A cosmetologia ultimamente tem se dedicado à pesquisa de produtos com ativos naturais feitos com frutos da floresta Amazônica. O mercado está repleto deles. Açaí, andiroba, babaçu, buriti, cacau, castanha-do-pará, cupuaçu, guaraná, juá, maracujá, pequi e pitanga são os princípios ativos mais aproveitados pelo mercado de beleza.

Há anos, a indústria estuda os poderes da flora brasileira, especificamente da flora amazônica e descobrindo que os extratos e óleos de árvores e plantas, além dos poderes medicinais, também tem potencial nutritivo, adstringente, antioxidante, hidratante, lipolítico (acelera a queima de gordura) e fotoprotetor.

O açaí é um fruto rico em carboidratos, porteínas e lipídios, com alto poder de nutrição que contém antocianinas (pigmentos roxos) – é usado como xampus para fios coloridos ou grisalhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui