Aeroporto de Lábrea recebe sistema de navegação DME

Equipamento irá auxiliar o tráfego aéreo no estado - Foto: Divulgação/Seinfra

Visando o desenvolvimento da aviação regional, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e em parceria com o Comando Aéreo (Comar), implantou o sistema DME 0200 (Equipamento Medidor de Distância) no aeroporto de Lábrea (distante 702 quilômetros da capital).


Foi feito o recebimento técnico do equipamento, além da realização do voo teste de homologação, em parceria com o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), o qual foi considerado satisfatório pela equipe.

Dentre os pontos avaliados estavam o alcance, de modo a determinar a distância correta entre a aeronave e a estação DME em solo; a órbita, para testar o sinal irradiado pela antena; e o cone de bloqueio, que confirma o exato local do aeroporto de Lábrea, no momento em que a aeronave efetua voo sobre esse espaço.

A ação contou com a presença dos engenheiros Walzenira Miranda, chefe do setor de Aeroportos da Seinfra; Mário Alfredo Moreira, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) do Comar; e Wallace Souza, representante da empresa responsável pela instalação do equipamento.

Para que a homologação do sistema seja efetuada, o Departamento do Espaço Aéreo (Decea) deverá analisar o relatório de voo efetuado pelo GEIV. Após homologado, o sistema é efetivado pelo Decea, podendo ser utilizado pela aviação civil.

Segundo Walzenira Miranda, essa implantação trará muitos benefícios para o estado e para a aviação regional. “O DME é um equipamento que auxilia a navegação dos pilotos, mostrando para eles a distância exata que estão do aeroporto. Por contribuir para melhorar a aviação do estado, a intenção é implementar o mesmo equipamento em mais dois aeroportos do Amazonas”, explicou.

Inserida no Aero Mais Amazonas, programa idealizado pelo governador Wilson Lima e que instituiu uma política de trabalho junto às companhias para a ampliação da malha aérea no estado, a obra vai proporcionar o desenvolvimento da aviação regional e permitir, com isso, que a população possa ter muitos benefícios, entre eles a diminuição de custos nas passagens, já que a procura das empresas pelos aeroportos do estado tende a aumentar.

Avanços

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, o sistema será de grande importância para o desenvolvimento da aviação regional. “O Amazonas é um estado de grandes distâncias e poder dar condições de melhorias para a infraestrutura aeroportuária é levar mais segurança no ir e vir da população”, destacou.

Artigo anteriorHaker Delgatti chama Sérgio Moro de “criminoso contumaz”, na CPI do 08 de Janeiro
Próximo artigoPolícia prende homem por falsificação de documentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui