Alimentar Manaus com produtos da Região depende de projeto ousado, diz Professor José Melo

Professor José Melo apresentando o seu projeto 'Os caminhos da produção' - foto: Correio da Amazônia

A produção de hortifrutigranjeiros, com capacidade para alimentar a população de Manaus, gerar renda para quase 60 mil famílias rurais, catalogadas nos ramais e estradas vicinais de 12 municípios da Região Metropolitana de Manaus, faz parte de um ousado projeto desenvolvido pelo ex-governador José Melo, hoje visto como solução para garantir a eficiência alimentar da população da capital.


O projeto ‘Os Caminhos da Produção’, do agora pré-candidato a deputado estadual, José Melo (Pros), certamente será implantado em curto espaço de tempo, uma vez que o idealizador e o futuro executor do projeto são pessoas com sensibilidade, conhecimento, experiência e vivência de interior do Estado.

Estes são os ingredientes indispensáveis para que o futuro governador possa implantar ‘Os Caminhos da Produção’ com maior velocidade.

Professor José Melo em ‘Os caminhos da Produção’ no Amazonas – foto: Correio da Amazônia

Banco do Povo

O projeto do Professor José Melo inclui ainda, o melhoramento e expansão da malha viária para facilitar o escoamento, além de garantir o financiamento aos agricultores com a volta do programa Banco do Povo, que foi tão importante no passado, porque praticava o menor juro de mercado – 1%/ano -, às famílias dos produtores, pequenos negócios e prestadores de serviços.

Para o professor José Melo, entretanto, é preciso fornecer sementes e mudas de boa qualidade, dar assistência técnica e ter um plano eficaz de escoamento da produção, para que os hortifrutigranjeiros cheguem à mesa dos consumidores manauara, com boa qualidade.

Melo acentua também, que ele vai auxiliar o novo governo a avançar com a regularização fundiária, com o fortalecimento da Lei Fundiária Estadual, que ficou enfraquecida ao longo dos últimos anos, por falta de orçamento e equipes especializadas, como também, por falta de comprometimento de governos anteriores.

“As famílias de produtores de nosso Estado tem capacidade para abastecer o maior centro consumidor agrícola do Amazonas, que é Manaus, mas, no entanto, eles estão relegados ao abandono pelo próprio poder público. Minha meta é auxiliar o futuro governante do Estado a mudar essa realidade em curto espaço de tempo”, observa o professor José Melo.

O projeto proporciona lucros a quem produz, torna o produto de melhor qualidade e mais barato ao consumidor, além de alavancar a economia nos mercados e feiras de Manaus.

Pontos fundamentais

“Os caminhos da produção no Amazonas passam pelos seguintes itens: sementes e mudas de boa qualidade, assistência técnica, financiamentos através do Banco do Povo, com 1% de juros, escoamento da produção e, como complemento, a regularização fundiária, para fortalecer o abastecimento do maior centro consumidor de produtos agrícola do Amazonas, Manaus”, finaliza o Professor José Melo.

Artigo anteriorSenado aprova redução na idade mínima para laqueadura
Próximo artigoJovem é perseguido e executado dentro de beco no Monte Sião

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui