Alunos do IFAM embarcam para intercâmbio cultural, em Portugal

Alunos do IFAM rumo a Portugal/Foto: Divulgação

Dez alunos do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) embarcaram, no último sábado (12), com destino a Portugal para uma temporada de seis meses no Instituto Politécnico de Bragança. Eles cursam Medicina Veterinária e Engenharia Civil, nos campi Manaus Zona Leste (CMZL) e Manaus Centro (CMC), e terão a oportunidade de trocar experiências e aprimorar seus conhecimentos,, terras portuguesas.
O reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco e a diretora de assuntos interinstitucionais fizeram questão de acompanhar a comitiva para garantir que os alunos estejam bem instalados em Bragança. “Estamos presentes desde o início do processo e é de suma importância conhecer o local onde eles serão acomodados e estudarão, até mesmo para dar uma segurança maior aos pais que confiaram essa responsabilidade a nós”, disse Castelo Branco que aproveitará para assinar convênios de cooperação com outras instituições portuguesas.


“Também iremos a Universidade do Porto e de Lisboa formalizar a assinatura do convênio de cooperação entre essas instituições e o IFAM. Em breve teremos mais alunos passando uma temporada fora e, principalmente, estamos abrindo um leque de oportunidades para nossos professores se aperfeiçoarem em cursos de mestrado e/ou doutorado em Universidades renomadas no mundo”, destacou o reitor.

Saudades & Oportunidades

O grupo formado por Alen Henrique, Kelly Regina, Lucca Fernando, Daniela Leite, Bárbara Luiza, Ravena Hage, Débora Menezes, Kalyandra Almeida, Jéssica Barbosa e Luisa Vitória aproveitaram até os últimos momentos para curtir a família e amigos que aguardavam o embarque no aeroporto.

Para o ex-aluno do IFAM e pai de uma das estudantes, Jorge Nunes da Silva, a oportunidade que a filha está tendo é única. “Na minha época não tínhamos esse ‘privilégio’ de poder estudar fora. Foi um impacto quando soubemos que a Bárbara tinha conseguido a bolsa para estudar em Portugal. É a primeira vez que ela ficará longe da família, mas logo apoiamos a ideia, pois o conhecimento que ela vai adquirir lá fora será de grande importância no retorno ao Brasil”, disse ele.

Já para a mãe de Bárbara, Sandra Nunes, o coração fica apertado, mas a tecnologia conforta. “Ainda bem que hoje podemos contar com os aplicativos de áudio e vídeo instantâneos que amenizam a saudade e a distância”, afirmou.

Os alunos retornam a Manaus em fevereiro de 2016 para continuar com seus estudos nas áreas de medicina veterinária e engenharia civil.

Artigo anteriorColisão entre moto e carro, deixa um morto na estrada de Novo Airão
Próximo artigoSistema prisional do AM tem um excedente de quatro mil detentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui