Amazonas aplicou mais de 156 mil doses de vacina na população de 5 a 11 anos

Amazonas já aplicou 156.199 doses em crianças entre 5 a 11 anos - Foto: Diego Peres/Secom

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulga, nesta sexta-feira (04/03), atualização da vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas. Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), 156.199 doses foram aplicadas em todo estado até quinta-feira (03/03) e representa 27,6% de cobertura vacinal nesse grupo etário.


As informações são repassadas pelas secretarias municipais de saúde dos municípios, responsáveis pela divulgação e são consolidadas junto à FVS-RCP.

São 566.591 crianças estimada nessa faixa etária, isto é, 410.392 (72,4%) crianças ainda não receberam dose da vacina contra a infecção. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que é de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de vacinação para reduzir as chances de agravamento da Covid-19 nas crianças.

“As chances de internação em crianças de 5 a 11 anos que já se vacinaram são muito menores em relação aos não vacinados da mesma idade. A vacina é a proteção que temos para impedir que as crianças sejam acometidas pela Covid-19 e suas sequelas”, afirma Tatyana.
Sequelas – A infectologista pediátrica Solange Dourado, coordenadora do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), coordenado pela FVS-RCP, ressalta que, com menos risco de agravamento dos casos, a criança tem reduzida as chances de apresentar sequelas pós-Covid-19.

Segundo Solange, a variante Ômicron tem apresentado sintomas distintos das variantes anteriores, levando a quadros de infecções em vias aéreas, ou seja, nariz, garganta e até mesmo os brônquios.

“Mais adiante, essa criança ainda mantém sintomas, como dor de cabeça e mal-estar, o que chamamos de Covid longa. Além disso, existe a síndrome inflamatória multissistêmica, que pode se apresentar entre duas a quatro semanas após a Covid, podendo levar a quadros mais graves”, alerta Solange.

Vacinômetro – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI) apontam que 6.398.838 doses foram aplicadas em todo o estado até quinta-feira (03/03), sendo 3.018.217 de primeira dose, 2.431.804 de segunda dose, 59.800 com dose única, 888.450 de 1ª dose de reforço e 567 de 2ª dose de reforço. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Artigo anteriorPolícia procura bandidos que realizaram assalto em restaurante no Parque das Laranjeiras
Próximo artigoEncurralado pelas sanções, Putin pode dobrar os ataques, diz assessores de Biden

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui