Amazonas fecha primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude com 11 medalhas

O Amazonas se destacou na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude/Fotos: Mauro Neto/Sejel

O Amazonas se destacou na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) ao conquistar 11 medalhas, sendo seis de ouro e cinco de bronze. As disputas realizadas desde o dia 10, em João Pessoa, na Paraíba, e que encerraram neste domingo, 13, levaram ao topo mais alto do pódio atletas da luta olímpica, judô e do atletismo. Na terceira colocação ficaram atletas da natação, tênis de mesa, judô e luta olímpica.
Para a temporada, os estudantes-atletas de 15 a 17 contam com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).


De acordo com o oficial responsável pela delegação amazonense na Paraíba, Joel Soldera, os alunos-atletas estão no caminho certo e a expectativa agora fica por conta das modalidades coletivas, que terão início nesta terça-feira, dia 15 e o Amazonas terá representantes no basquete, futsal, handebol e vôlei.

O Amazonas se destacou na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude/Fotos: Mauro Neto/Sejel
O Amazonas se destacou na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude/Fotos: Mauro Neto/Sejel

“Essa quantidade de medalha já reflete bem o trabalho que tem sido feito, principalmente o trabalho da luta, mas outras modalidades têm se destacado. O xadrez, por exemplo, ficou entre os 10 primeiros, no atletismo tivemos 100, 200 e 400 metros todos indo para a final, não ganharam medalha, mas estão entre os 10 primeiros. Se esse trabalho continuar, como está sendo feito, ano que vem iremos mais forte e depois mais ainda”, analisou.

Despedida com classe

Quatro anos depois de entrar pela mesma “porta” do JEJ, a judoca Maria Taba, 17 anos, está saindo mais que de cabeça erguida. A atleta faturou mais uma medalha dourada. No total são duas de ouro, uma prata e uma de bronze no período de participação.

Desta vez, a aluna-atleta foi arrasadora nas disputas e “atropelou” as rivais do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Ceará e São Paulo, cinco no total, por ippon – o golpe mais perfeito da arte marcial japonesa, contabilizando a maior pontuação.

“Estou muito feliz por ter ganhado todas as cinco luta por ippon. É o meu último JEJ, já fui campeã em 2013. Me despeço com muita felicidade”, declarou a atleta que também integra a seleção amazonense de judô e estuda no Colégio Dom Bosco.

Modalidades coletivas

As modalidades coletivas terão início nesta terça-feira, dia 15. O Amazonas terá representantes no basquete, futsal, handebol e vôlei.

Confira as medalhas dos amazonenses nas modalidades individuais:

Ouro: Amanda Cruz (Atletismo/Lançamento de Dardo), Maria Taba (Judô), Diana Alves, Greyce Kelly, Felipe Araujo (Luta Olímpica) e Paulo Artur, Lauro Bezerra e Sabrina Gama (Luta Olímpica/Por equipe)

Bronze: Jade Campos e Brenda Macena (Tênis de mesa Individual/Por equipe), Paulo Artur (Luta Olímpica), Stephany Rodrigues (Natação) e Iavan Fonseca, Wandreson Souza, Filipe Filho, Davi Oliveira, Jhonatan Ribeiro, João Moura, Marcelo Campbell e Francisco Lima (Judô/Por equipe).

Artigo anteriorDurante o ´Black Friday´ fiscalização do Procon-Am estará no comércio de Manaus
Próximo artigo‘Doença dos zumbis’ se espalha pelas Américas, dizem cientistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui