Amazonas inicia trabalhos de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos

Uma das 09 Regiões Hidrográficas do AM/Foto: Arquivo
Uma das 09 Regiões Hidrográficas do AM/Foto: Arquivo
Uma das 09 Regiões Hidrográficas do AM/Foto: Arquivo

Foi concluído pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semgrh), a primeira etapa dos trabalhos preparatórios para elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas.

Durante dois dias (13 e 14 de agosto), na sede da Semgrh, os integrantes da Câmara Técnica criada no âmbito Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) participaram de oficina técnica ministrada por Adriana Lustosa da Costa, da Secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente.


De acordo com a representante do MMA, o objetivo da oficina foi mobilizar todos os participantes do CERH para que eles possam se envolver no processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que está sendo coordenada pela Semgrh e tem apoio técnico do MMA e o financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

“Na oficina a gente procurou mostrar para os participantes quais são os principais elementos de um  plano de recursos hídricos, a importância do estado ter o seu planejamento de recursos hídricos para dar mais organicidade na política estadual de recursos hídricos”, explicou Adriana da Costa.

Diagnóstico – A representante do MMA explicou que após a realização da oficina de mobilização, o próximo passo será partir para elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos no estado do Amazonas. Ela disse que os estudos técnicos serão contratados para elaboração do diagnóstico, que deverá passar por consultas públicas, envolvendo a sociedade, para receber contribuições e validação do material, que depois vai servir para definir diretrizes e metas de ação para o Estado do Amazonas fazer sua gestão dos recursos hídricos.

A secretária executiva de Recursos Hídricos do Amazonas, Jane Crespo, explicou que a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos será elaborado tomando por base nove regiões hidrográficas do Estado: Rio Negro, Japurá – Médio Solimões, Alto Solimões, Região do Juruá, Purus, Região do Madeira, Região do Careiro – Autazes, Região de Manaus e Região do Baixo Amazonas.

Ainda de acordo com a secretária Jane Crespo, o Governo do Amazonas vai realizar uma licitação publica para contratação da empresa que vai elaborar os estudos demandados para o diagnóstico sobre os recursos hídricos do estado.

Artigo anteriorManaus sedia Encontro sobre Programas Assistenciais, com estados da Região Norte
Próximo artigoEstímulo ao crédito não aumentará inflação, diz Mantega

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui