Amazonense quebra a barreira dos 30 km e faz história no ‘Challenge’

Jefferson Mascarenhas, o herói das águas/Foto: Emanuel Siqueira
Jefferson Mascarenhas, o herói das águas/Foto: Emanuel Siqueira
Jefferson Mascarenhas, o herói das águas/Foto: Emanuel Siqueira

O nadador Jefferson Mascarenhas, de 48 anos, fez história no esporte brasileiro ao se transformar no primeiro amazonense a completar uma prova de 30 quilômetros, em águas abertas. A façanha foi obtida ontem, sábado (02), durante o Rio Negro Challenge Amazônia 30K.
Antes da largada na praia do Açutuba, em Iranduba, a lenda viva avisou que o único objetivo era superar os 30 quilômetros. “A meta é chegar à Ponta Negra e entrar na história da natação amazonense”, avisou. Usando da sua experiência de quase 40 anos de natação, ele variou os estilos de nado e completou a prova após 7 horas, 35 minutos e 13 segundos.


O atleta da Aquática Amazonas foi o último a completar o Rio Negro Challenge, em 11º lugar, porém, protagonizou a mais emocionante chegada entre todos os competidores. Foi ovacionado, recebeu o carinho dos amigos, chorou, vibrou. E saiu direto para o atendimento médico. Ficou de pé, como bom guerreiro caboclo, e falou sobre o resultado.

“Senti muitas dores ao longo do percurso, foi muito cansativo. Mas o que motivou a continuar nadando e terminar a prova foi a torcida e os amigos que vieram aqui me prestigiar, me incentivar, e isso é muito gratificante. Fiz história de novo”, disse o único da atleta do Amazonas no desafio que já nasceu como a maior maratona aquática do Brasil.

Com o feito inédito, Jefferson escreveu mais um capítulo de sua brilhante história na natação. Em 1979, ele venceu a Travessia Almirante Tamandaré. Na época, tinha apenas 13 anos. Até hoje, Jefferson é o mais jovem atleta campeão da mais tradicional maratona aquática do Amazonas.

Artigo anterior‘Dia do Turismólogo’ tem programação especial promovida pela UEA
Próximo artigoExposição ‘Bonecos do Japão’ homenageia 120 anos do Tratado da Amizade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui