Amazônia registrou 810 quilômetros de território desmatado no mês de março

Foto: Reprodução

Somente em março deste ano, a Amazônia Legal registrou 810 quilômetros quadrados de território desmatado. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) – que monitora via satélite as áreas desmatadas na região.


O resultado indica alta de 216% de desmatamento em comparação ao mesmo mês no ano passado, quando o desmatamento somou 256 quilômetros quadrados. Além disso, a área desmatada representa o maior valor da série histórica dos últimos dez anos referente ao mês de março.

O Amazonas concentra 12% do desmatamento detectado na Amazônia Legal, seguido por Rondônia, com 11%, e Roraima, com 8%. Os líderes são Pará, com 35% e Mato Grosso, com 25%.

Já as florestas degradadas somaram 64 quilômetros quadrados em março deste ano. O índice reflete um aumento de 156% em comparação ao mesmo período do ano passado. A degradação é caracterizada pela extração seletiva das árvores, normalmente para fins de comercialização de madeira, e pelas queimadas.

Artigo anteriorVereadores de Barcelos discutem alternativas para cadeia produtiva da piaçava
Próximo artigoProcon-AM apreende produtos de limpeza e alimentos em comércio na zona Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui