Apesar da chuva em Manaus, Corrida Por Um Mundo Azul faz grande sucesso

O campeões no Pódio/Foto: Wal Lima
Corredores na largada da corrida/Foto: Wal Lima
Corredores na largada da corrida/Foto: Wal Lima

Mesmo uma tarde chuvosa, a segunda edição da Corrida por um Mundo Azul, realizada no último sábado, 5 de abril, no Complexo Esportivo da Ponta Negra, foi um sucesso de público, reunindo 1.000 inscritos, entre atletas de elite, corredores anônimos, cadeirantes, deficientes visuais, pessoas com autismo e seus familiares.

A corrida faz parte das comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo e foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), com a chancela e arbitragem da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam). O secretário da SEJEL, Anderson Souza, prestigiou o evento e participou da cerimônia de premiação ao lado da primeira-dama do município, Goreth Garcia.


O campeões no Pódio/Foto: Wal Lima
O campeões no Pódio/Foto: Wal Lima

O evento premiou mais de R$ 6 mil, distribuídos aos cinco primeiros colocados da categoria Elite (masculino e feminino) e aos três primeiros nas categorias Cadeirante e Deficiente Visual (masculino e feminino)      que concluíram os 7 km da prova.

Soldado

O soldado da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), no bairro Colônia Antônio Aleixo, Wemerson Ribeiro Guimarães,  demorou 22 minutos e 47 segundo para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na categoria Elite Masculina. Representante da equipe Endurance e com apoio da Polícia Militar, ele ressalta que o objetivo é melhorar a cada corrida, além de ser uma forma de aumentar a renda da família.

“O percurso é conhecido, mas os adversários fazem a corrida se tornar difícil. Sempre que eu estou em plena condição física eu participo porque a premiação ajuda no orçamento da família. Meus colegas me apoiam muito e me incentivam bastante. Tenho orgulho de ser da 28ª Cicom”, comemorou o campeão, que trabalha na área administrativa e dividiu o pódio com Jean de Souza Pereira e Dionísio Cardoso.

Paraense campeã

Vinda de Santarém somente para participar da corrida, Franciane dos Santos Moura, 23, chegou a Manaus na última sexta-feira (4) e não retorna para a terra natal com as mãos vazias. Ela faz parte da Equipe de Corrida Fênix, de Manaus, que pagou sua inscrição.  O espírito de competição vem de berço, já que a família é cheia de atletas. “Comecei com 14 anos, está no sangue. Graças a Deus a corrida foi bem organizada e para mim foi uma alegria muito grande levar a medalha de ouro para casa. Só vim para participar da corrida e daqui vou de barco para Juruti (PA) participar de outra competição”, disse a campeã, que finalizou a prova em 26 minutos e 40 segundos, seguida de Juliana Gusmão e Ciranilde Santos.

Superação

Com mais de 50 corridas em dois anos de competições, o cadeirante Jayme David demorou 32 minutos e 24 segundos para conquistar mais uma medalha de ouro, com a diferença apenas de 4 segundos do segundo colocado, Francisco de Assis.

“A corrida foi muito boa e em prol de um mundo azul. As pessoas não tem que ver os outros com olhar de preconceito, só porque eles são cadeirantes ou autistas, mas ver se elas têm bom coração”, enfatizou Jayme.

O secretário da SEJEL, Anderson Souza, destacou a importância do evento, que teve o objetivo principal de promover a inclusão social. “É o segundo ano que realizamos essa corrida e sempre foi um sucesso de participação. O Governo do Estado continuará dando suporte ao evento e já garantimos o apoio para a terceira edição”, assegurou o gestor.

Resultado geral

Elite masculina

1º lugar – Wemerson Guimarães – Tempo de 22:47

2º lugar – Jean de Souza Pereira – Tempo de 23:01

3º lugar – Dionísio Cardoso – Tempo de 23:12

4º lugar – Janailson da Silva – Tempo de 23:19

5º lugar – João Roseny Gaia – Tempo de 23:42

ELITE FEMININA

1º lugar – Franciane dos Santos – Tempo de 26:40

2º lugar – Juliana Gusmão – Tempo de 26:53

3º lugar – Ciranilde Santos – Tempo de 27:17

4º lugar – Jéssica Natália Souza – Tempo de 27:35

5º lugar – Deise Rodrigues Soares – Tempo de 28:44

DEFICIENTE VISUAL MASCULINO

1º lugar – Antônio de Oliveira – Tempo de 31:42

2º lugar – Wanderson Gomes – Tempo de 41:40

3º lugar – Rodrigo da Silva – Tempo de 42:17

DEFICIENTE VISUAL FEMININO

1º lugar – Fernanda – Tempo de 50:35

2º lugar – Daniela – Tempo de 52:30

3º lugar – Débora – Tempo de 57:49

CADEIRANTE MASCULINO

1º lugar – Jayme David – Tempo de 32:24

2º lugar – Francisco de Assis – Tempo de 32:28

Artigo anteriorEntidades querem regulamentação imediata para o transporte fluvial e pedem isenção do ICMS
Próximo artigoIranduba é campeão do Torneio Início do 3º Campeonato de Veteranos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui