TCEAM
Início Amazonas Após retorno a Manaus, pacientes transferidas realizam primeira consulta na FCecon

Após retorno a Manaus, pacientes transferidas realizam primeira consulta na FCecon

Foto: Reprodução

Seis pacientes com câncer de mama que foram transferidas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), no último dia 23 de fevereiro, para passar por procedimentos cirúrgicos, realizaram nesta segunda-feira (08/03) a primeira consulta de pós-operatório na Fundação após retornarem à capital amazonense.

Foto: Reprodução

O grupo realizou os procedimentos entre os dias 25 e 26 de fevereiro, no Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), uma das principais unidades de referência oncológica no Brasil. A ação foi resultado de uma parceria entre o Governo do Amazonas, Força Aérea Brasileira (FAB), Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), FCecon, Governo Federal e Inca. Ao todo, foram transferidas 22 mulheres entre os dias 29 de janeiro e 23 de fevereiro.


Foto: Reprodução

No Inca, as pacientes passaram por cirurgias conservadoras e de mastectomia, que consiste na retirada total da mama. O tratamento, que teve início na FCecon, continuará sendo assistido pela equipe médica da Fundação nessa etapa pós-cirúrgica até a alta clínica. Segundo Hilka, a consulta realizada nesta segunda-feira tem como objetivo avaliar e orientar.

Foto: Reprodução

Paciente – Aos 37 anos de idade, Jordana Fernandes é a mais jovem do grupo transferido para o Rio de Janeiro. Ela revela que luta contra a doença há pouco menos de um ano, algo que surgiu como uma surpresa inesperada em sua vida. Com o tumor em estágio avançado, foram necessárias inúmeras sessões de quimioterapia antes da oportunidade de retirar as mamas na capital carioca surgir. Para ela, o processo simboliza um novo começo.

“Para a gente também foi uma oportunidade de sair do nosso estado para ir a um outro, para fazer a nossa cirurgia. É um recomeço, é uma vitória na verdade. Ainda não acabou a luta, mas a gente está caminhando para ela, para a cura desse mal”, celebra.

Artigo anteriorBeneficiários do Auxílio Estadual podem fazer consulta por novo canal
Próximo artigoCooperativismo e associativismo rural são tema de capacitação virtual do Idam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.