Barragem rompe em Rondônia e deixa 50 famílias isoladas

Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental informou neste sábado (30) que cerca de 50 famílias estão isoladas em Rondônia, após o rompimento da barragem de uma mineradora no distrito de Oriente Novo, no município de Machadinho D’Oeste, a pouco mais de 350 quilômetros de Porto Velho. Não há registro de vítimas e nem informações sobre o tamanho do dano ambiental.


O rompimento ocorreu nesta sexta-feira (29), após a forte chuva que atingiu a região. Segundo o comandante da Polícia Ambiental Washington Soares Francisco, as famílias ficaram isoladas devido à queda de pontes causada pela força da água.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) informou que o material derramado é formado por areia e argila, sem a presença de metais pesados. De acordo com a pasta, não há risco de contaminação.

A barragem de rejeitos é proveniente da mineração de cassiterita. A mineradora MetalMig atua desde 1970 na localidade. Ainda segundo Sedam, a mineradora estaria com as licenças ambientais e de operação em dia.

Fonte: G1

Artigo anteriorTermina neste domingo prazo para pagar IR no débito automático
Próximo artigoInstituto Mamirauá abre novas inscrições para bolsas de pesquisa na Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui