Base de policiamento do Ronda no Bairro instalada no Conjunto Viver Melhor

Coronel Roosevelt em reunião com comunidade/Foto: Divulgação
Coronel Roosevelt em reunião com comunidade/Foto: Divulgação
Coronel Roosevelt em reunião com comunidade/Foto: Divulgação
Moradores reunidos com comando do Ronda/Foto: Divulgação
Moradores reunidos com comando do Ronda/Foto: Divulgação

A partir de hoje, segunda-feira (14), o policiamento ostensivo no Conjunto Viver Melhor, na zona Norte, onde vivem cerca de 10 mil famílias, será reforçado com a instalação de uma Base de Policiamento Integrado (BPI) do programa Ronda no Bairro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que receberá efetivo fixo de policiais militares, viaturas e motocicletas, atendendo a reivindicação dos moradores.

O anuncio foi feito durante reunião com os moradores na ultima sexta-feira (11), pelo secretário-executivo adjunto do Programa Ronda no Bairro da SSP, coronel PM Raimundo Roosevelt, com a presença de representantes da Polícia Civil e Polícia Militar que atendem a área.


Roosevelt destacou o trabalho de geoprocessamento que está sendo feito para mapear as ocorrências criminais registradas no local. De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Geoprocessamento de Análise Criminal do Ronda no Bairro, do total de ocorrências registradas na área do conjunto, nos últimos três meses (abril, maio e junho), 53% são casos de furtos, 21% roubos, 8%%, tráfico de drogas e 10,4% violência doméstica.

Dos furtos e roubos, de acordo com núcleo, a maior parte é de objetos pessoais como celulares. O levantamento também aponta o local onde os casos aconteceram: na entrada do conjunto onde há áreas desertas e pouco movimento, principalmente, no período da noite. De acordo com o coronel PM Raimundo Roosevelt, o trabalho do núcleo irá nortear o trabalho de policiamento feito pelos policiais do Ronda no Bairro.

De acordo o subcomandante da 26º Companhia Interativa Comunitária (26ª Cicom), capitão Wagner Alves, o Conjunto Viver Melhor possui peculiaridades específicas de um grande conjunto habitacional, que reúne moradores vindos de diversos bairros da capital e que precisam aprender a conviver com suas diferenças de costumes. “Diariamente, os policiais precisam intervir em casos de brigas de famílias e de vizinhos, situações muito comuns ali no conjunto. Por ser uma área afastada, também às vezes ajudamos na parte social”, disse.

O capitão destacou o projeto Santa Bola, que atende a cerca de 400 crianças e adolescentes do Conjunto, como forma de evitar que esses jovens fiquem ociosos e vulneráveis para o crime. “As atividades esportivas começam a partir das 16h, quando as crianças já saíram da escola”, disse o capitão.

A presidente da Associação dos Síndicos  do Conjunto  Viver Melhor, Nara Nubia Garcia, disse que ao todo, o número de moradores da área está estimado em 55 mil pessoas. Ela destaca que o reforço no policiamento já havia sido solicitado, por conta principalmente dos casos de furtos e roubos. “Primeiramente, quero agradecer pelo reforço que vamos receber no policiamento e dizer que era um anseio antigo dos moradores que está sendo atendido pela secretaria de Segurança Pública”, afirmou.

Artigo anteriorPeixes estragados são vendidos após tratamento com água sanitária e éter
Próximo artigoAsfaltamento dos primeiros 15 Km da duplicação da AM-070, começa hoje(14)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui