Boca do Acre oferece saúde itinerante sobre as águas aos seus ribeirinhos

Prefeitura de Boca do Acre leva "Saúde Itinerante" aos ribeirinhos/Foto: Divulgação

A prefeitura de Boca do Acre, através da secretaria de Saúde, inicou no dia (22) de abril uma grande jornada que leva saúde, atendimento social e cidadania às comunidades distantes e de difícil acesso do alto Purus na fronteira com o estado do Acre, o barco Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) – ACS Manoel Gomes de França registrou, de 22 a 28 de abril, atendimento a 1.207 pessoas, totalizando 2.950 procedimentos médicos, odontológicos, exames laboratoriais, vacinas, e sociais.


Esses dados correspondem o período de sete dias de atendimentos as comunidades Boca do Yaco, São José, Santa Tecla, Campo Grande, Novo Amparo, Praia dos Paus, São Miguel, Remanso, Sardinha e Saudade.

Foto: Divulgação

De acordo com o prefeito Zeca Cruz, a bordo do barco hospital tem os profissionais de saúde, entre médico, dentistas, enfermeira, biomédica, farmacêutico, assistente social, psicóloga, agente de endemias, técnicos e outros; além do vice prefeito Carlinhos que é secretário do Interior e o subsecretário de Educação Guedes, fazendo o levantamento das demandas dessas comunidades. O barco tem o apoio de dois bombeiros civil, dois militares, dois guardas Civil municipal, a coordenação e os tripulantes e apoio, levando não apenas o tratamento, o remédio e assistência, mas principalmente levando a esperança, amor e cidadania para os nossos irmãos ribeirinhos que vivem distante da sede do município. “O trabalho no barco é gratificante para nós e a esperança de todos no beiradão que vem até o barco para receber os atendimentos”, disse o prefeito.

O prefeito explicou que toda equipe está imbuída de sentimento humanitário e atende com dedicação e respeito do mais jovem ao ancião, que muitas vezes precisa ser carregado, disse.

O sucesso do projeto “Saúde Itinerante” não está apenas no atendimento do serviço de saúde. “Nós entramos em cada comunidade, e se uma escola está com algum problema, nós tratamos de providenciar, e isso nos une cada vez mais com essas comunidades” pontuou.

Foto: Divulgação

De acordo com o resumo da Coordenação sobre o número de procedimentos adotados nesta jornada à margem e adjacentes do rio Purus, em apenas dez comunidades, foram feitos 43 pré-Natal e planejamento familiar, 675 atendimentos médicos, 26 atendimento psicológico, 108 exames laboratoriais, 132 procedimentos de enfermagem e 495 aferições de PA, 639 atendimentos odontológicos e a aplicação de 186 doses de vacinas humana, e 130 doses de vacinas canino, além da entrega (dispensa) de medicamentos, recadastramentro do Bolsa Família e uma série de atendimentos do serviço social, que incluem os atendimentos com o orientação familiar, e distribuição de brinquedos e roupas para crianças, além dos atendimentos do próprio prefeito.

A UBSF, segue com os atendimentos nas comunidades São Jorge, Santa Amélia, Caquetá, Capana, Arapixí, São José (Extrema) Maracajaú I e II, e Porto Alegre, onde finaliza a primeira etapa dos atendimentos Itinerante. Em seguida o barco vem a cidade para o reabastecimento e retorna para dá continuidade aos trabalhos.

Artigo anteriorProcon Manaus realiza blitz educativa sobre lei de direitos dos autistas
Próximo artigoBolsonaro anuncia corte de 30% para todas universidades federais do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui