Câmara quer saber porque o Itamarati está a serviços dos EUA

Câmara convoca Ernesto Araújo para explicar porque a submissão da diplomacia do Brasil aos EUA – foto: recorte/247

Ministro das Relações Exteriores terá que explicar por que está conduzindo uma política externa que fere a constituição brasileira, constitui crime de responsabilidade e colocar o Itamaraty a serviço dos Estados Unidos – o que abre até o risco de guerra com um país vizinho.


A líder Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida, anunciou neste domingo (20) que a sigla irá convocar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para se explicar a respeito da visita do secretário de estado americano, Mike Pompeu, ao Brasil.

“Estamos convocando Ernesto Araújo na Câmara dos Dep para que explique ações contra os interesses nacionais, q botam Brasil na posição de submisso dos EUA, ao permitir o uso do nosso território p/ agredir nações vizinhas/Venezuela e afrontar parceiros comerciais importantes/China”, disse a parlamentar.

Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo com comportamento de “Mrs. Capacho” – foto: charge

Araújo, que recebeu Pompeo nesta sexta-feira (18) num tom de subordinação aos EUA nunca visto na história da diplomacia brasileira, foi alvo de diversas críticas de figuras políticas.

Ex-chanceleres, como Fernando Henrique Cardoso, Aloysio Nunes Ferreira, Celso Amorim, Celso Lafer e José Serra e diplomatas como Rubens Ricupero, entre outros, resolveram apoiar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que condenou a submissão do governo brasileiro ao receber o secretário de Estado.

Maia disse que visita de secretário de Trump a Roraima foi uma ‘afronta’ tradição da política externa brasileira.

Pompeo visitou nesta sexta-feira (18) instalações da Operação Acolhida, na fronteira com a Venezuela, numa clara intimidação ao presidente Nicolás Maduro. Para Maia, a visita ‘não condiz com a boa prática diplomática internacional’.

Brasil 247

Artigo anteriorDaniela Mercury e Wagner Moura são membros do Observatório da Justiça
Próximo artigoMusical amazonense recebe 07 indicações ao Prêmio Cenym de Teatro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui