Campanha de combate à importunação sexual chega a Parintins

Foto: Miguel Almeida

A campanha “Deixa de enxerimento – importunação sexual é crime e dá cadeia”, da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas, chegou nesta quinta-feira (23/06) ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para realizar uma série de ações de conscientização durante os três dias de festival folclórico na Ilha Tupinambarana.


A mobilização é uma realização do Poder Legislativo Estadual, por meio da deputada Alessandra Campêlo (PSC) e do deputado Roberto Cidade (União Brasil). A iniciativa conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur e das secretarias de Segurança Pública e Cultura e Economia Criativa, além de outros poderes e instituições envolvidos na pauta da defesa da mulher.

Foto: Miguel Almeida

O objetivo da campanha “Deixa de enxerimento” é combater a importunação sexual que acontece nos meios de transporte, inclusive nas embarcações regionais. A Lei de Importunação Sexual (Lei Federal nº 13.718/2018) tornou crime “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena é de um ano a cinco anos de prisão.

“A campanha pede respeito às mulheres, usando uma linguagem bem regional. A mensagem é clara: não queremos ser importunadas em barcos, ônibus, táxis, nos carros que fazem transporte por aplicativos ou aviões. A Comissão da Mulher está na linha de frente na defesa dos direitos e da dignidade das mulheres do Amazonas”, afirma a deputada Alessandra.

Foto: Miguel Almeida

População aprova iniciativa

A campanha começou na manhã de quarta-feira (22/06), na área da balsa amarela, zona portuária de Manaus. Depois, a Comissão da Mulher embarcou, literalmente, para Parintins a bordo do navio motor Denise Coimbra.

“Achei a campanha muito criativa, principalmente por ter sido feita na época do Festival de Parintins. Nos barcos regionais a gente sabe que acontecem muitos casos de importunação sexual. Felizmente, aqui no Denise Coimbra, eles abraçaram a campanha e nós fizemos uma viagem tranquila e segura”, disse a dona de casa Daniele Mendonça.

O senhor Luiz Laan, que foi um dos responsáveis pela caravana do navio motor Denise Coimbra rumo a Parintins, ressaltou a importância da campanha “Deixa de enxerimento” para a prevenção de ocorrências de casos de importunação sexual nos meios de transporte.

Foto: Miguel Almeida

“Achei a ideia sensacional. A Assembleia Legislativa, a deputada Alessandra Campêlo e o deputado Roberto Cidade estão de parabéns pela iniciativa. A campanha dá credibilidade ao nosso serviço e valoriza o papel das mulheres na sociedade”, enfatizou Luiz Laan.

Agenda na Ilha – A campanha está distribuindo materiais informativos no stand da Amazonastur na Praça da Catedral de Parintins. Também estão previstas ações junto às galeras dos bois Caprichoso e Garantido durante o festival.

Artigo anteriorJuiz que soltou Milton Ribeiro liberou madeira ilegal apreendida na Amazônia
Próximo artigoADPESP manifesta apoio ao delegado Fernando Carvalho Gregório

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui