Chapada dos Guimarães: ecoturismo com fácil acesso

Chapada dos Guimarães - Foto: Divulgação

Algumas das grandes opções de destino de ecoturismo no Brasil são conhecidas pela dificuldade de acesso. Seja por conta de estradas de terra com vários obstáculos ou pelo alto custo de estadia e para chegar até o local, o ecoturismo nem sempre se mostra uma opção acessível a todos.


Porém, a Chapada dos Guimarães tem mostrado que é possível unir natureza e acessibilidade. O destino, que é um espetáculo natural, pode ser facilmente acessado por quem mora ou visita a região. É possível, por exemplo, optar por aluguel de carro em Cuiabá e fazer o trajeto de 75 km, aproximadamente, entre as duas cidades.

Parque Nacional Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 como uma maneira de proteger a região e sua rica biodiversidade do desmatamento. Com mais de 30 mil hectares, ali estão áreas de cerrado, extensões de campos rupestres, bosques ciliares, além de muitos outros atrativos naturais que podem ser visitados por viajantes mais radicais e aventureiros ou por quem simplesmente deseja um momento para relaxar e descansar em meio à natureza.

Uma das principais atrações do parque, a cachoeira Véu de Noiva fica a apenas 550 metros da entrada do parque. Trata-se de uma queda d’água de cerca de 80 metros de altura e o maior cartão-postal da região. Isso é uma excelente notícia para quem é mais sedentário e deseja evitar longas horas de trilha. Além disso, apesar de ser um caminho relativamente curto até a cachoeira, é comum que no caminho apareçam araras vermelhas que fazem seus ninhos próximo dos paredões.

Para quem deseja uma experiência mais imersiva no visual do parque, há o passeio conhecido como Circuito das Cachoeiras, que pode durar até seis horas e passa por seis cachoeiras. Cinco delas estão abertas para banho, ou seja, você pode se refrescar da caminhada diretamente nas quedas d’água. Nesse caso, no entanto, é necessário agendar o passeio com os guias credenciados, que poderão instruir sobre medidas de segurança e indicar o caminho que deve ser percorrido.

Já para os verdadeiros aventureiros, uma visita ao Morro de São Jerônimo é uma boa pedida. Mas é necessário estar com um bom condicionamento físico, pois são mais de seis horas de trilha com trechos bastante íngremes. O visual, porém, faz o esforço valer a pena. Do alto, é possível até mesmo avistar Cuiabá no horizonte.

Artigo anteriorMesmo confessando o crime de estupro contra a própria filha, homem é liberado
Próximo artigoPolítica é missão, não profissão – por Gaudêncio Torquato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui