Complexo viário da Torquato Tapajós será entregue em maio

Obras do sistema viário da Torquato aceleradas/Foto: Alexandre Fonseca

Obras do sistema viário da Torquato aceleradas/Foto: Alexandre Fonseca


Obras aceleradas no complexo viário da Torquato/Foto: Alexandre Fonseca

A construção do complexo viário da avenida Torquato Tapajós, obra sde grande importância para Maanus, vai facilitar o trânsito na zona Oeste da cidade, viabilizando com amis eficácia o fluxo de veículos, em todos os sentidos, tanto para quem está indo ou voltando do aeroporto, como para quem segue para as rodovias BR-174 e AM-010 ou com destino ao centro da cidade.

De acordo com o coordenador de engenharia da Seminf, Antônio Nelson, a obra segue em ritmo intenso e deverá ser entregue em maio, a tempo de ser utilizado durante a Copa do Mundo de 2014.

Das 73 estacas de sustentação responsáveis pelas fundações do complexo viário, 44 delas já foram concretadas, cada uma com 24 metros de comprimento. Ainda restam 29 estacas, mas parte delas só poderá ser instalada após a remoção da rede de alta tensão e a construção e liberação do segundo desvio da Torquato Tapajós, previstos para o fim de janeiro.

Máquinas motoniveladoras realizam a terraplenagem do solo para a inclinação da pista das alças ‘C’ e ‘D’ que correspondem, respectivamente, aos retornos voltando para o bairro, no sentido bairro/centro e voltando para o centro, no sentido centro/bairro. Cada retorno conta com uma faixa de aceleração/desaceleração para que não haja retenção de veículos nas alças.

Já foram instalados 555 metros de drenagem profunda com tubos de 300, 600, 800 e 1000 milímetros, dois poços de visita de 1,20 metros, cinco poços de concreto de 1,70 x 1,70 metros e 11 bocas de lobo. O sistema de drenagem é responsável pelo escoamento das águas pluviais e impede o acúmulo de água na via.

Outra etapa que segue em ritmo avançado é a escavação da trincheira da alça ‘A’, que será composta por duas pistas, cada uma com duas faixas de rolamento, sendo uma de acesso ao aeroporto no sentido centro/bairro e outra de saída do aeroporto no sentido bairro.

São confeccionadas, também, ferragens e as formas dos blocos de ancoragem das estacas de sustentação do tabuleiro. Já foram concretadas 44 estacas, cada uma com 24 metros de comprimento, que são responsáveis pelas fundações do complexo viário.

A obra, estimada em R$ 24 milhões, está sendo construída pela empresa J. Nasser e conta com a utilização de equipamentos como motoniveladora, rolo compactador pé de carneiro, guindaste hidráulico, caminhão basculante, trator de pneus, pá carregadeira e retroescavadeira.

Artigo anteriorManaus Previdência fecha 2013 com recorde de investimentos
Próximo artigoTefé, minha saudade! As festas religiosas II

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui