
A deputada estadual Conceição Sampaio (PP) lamentou, durante a Sessão Ordinária de hoje, terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, ocorrida ontem (10), em decorrência de ferimentos causados por um rojão que atingiu o profissional, enquanto trabalhava na cobertura de uma manifestação contra o reajuste da passagem de ônibus no Rio de Janeiro.
A parlamentar, que também é apresentadora de televisão, ressaltou a importância da imprensa para o fortalecimento da democracia e repudiou o ato de violência que resultou na morte do cinegrafista. “Nós queremos repudiar qualquer ato de violência, repudiar cenas como estas que, infelizmente, nós tivemos que acompanhar em todos os meios de comunicação numa demonstração cruel da brutalidade, da violência de alguns”, disse.
A deputada destacou a importância do direito de manifestação, mas alertou que pessoas estão aproveitando o momento para a prática de atos criminosos. “As manifestações são importantes , mas infelizmente por traz dessas manifestações temos pessoas criminosas agindo, pessoas que estão fazendo mal para este país e nós não podemos ver esse momento como nada estivesse acontecendo. Todos nós acabamos sofrendo as consequências de pessoas irresponsáveis que infelizmente não só enlutaram a imprensa do país, como também enlutaram a sociedade brasileira. Precisamos cobrar para que esse fato não fique impune”, defendeu.
Conceição lembrou ainda que a morte de Santiago Andrade não foi o primeiro caso de violência contra profissionais de comunicação, durante as manifestações que tomaram as ruas do Brasil desde meados de 2013. “Muitos meios de comunicação já sofreram ameaças, muitos profissionais já foram vítimas nestas manifestações. Precisamos fazer com que a imprensa brasileira continue sendo livre para levar a verdade, para levar os fatos e para fortalecer nossa democracia”, finalizou.