Conheça os campeões do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Muita agilidade, pódio e classificação. Essa foi a tônica da 4ª e última etapa do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa, que definiu neste sábado (26) os campeões de cada categoria que irão representar o Estado no Campeonato Brasileiro da modalidade, que será em Toledo (PR), em novembro. A competição, que foi realizada na quadra da Unidos da Alvorada, no bairro de mesmo nome, zona Centro-Oeste de Manaus, teve apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Nesta última etapa, foram mais de 40 competidores em sete categorias (Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Absoluto Feminino, Absoluto Masculino e Sênior) representando três clubes: Associação Adalberto Valle, La Salle e Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF). Os finalistas de cada categoria se classificaram automaticamente para a disputa do Campeonato Brasileiro. O presidente da Federação Amazonense de Tênis de Mesa (FTMA), Israel Barreto, avaliou como positivo o evento, principalmente pelo alto número de atletas participantes nesta edição.


“Conseguimos reunir mais de 100 atletas durante o campeonato. A Federação trabalha no sentido de massificar o esporte aqui no Estado e isso tem dado certo. A cada mês cresce o número de adeptos do tênis de mesa, a quantidade de filiados também está aumentando. Então, é gratificante ver que estamos numa crescente aqui na região”, explica Barreto.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Israel comenta ainda que uma nova geração de jogadores vem despontando no Amazonas e garante que o esporte vem ajudando na formação desses atletas.

“O tênis de mesa, assim como qualquer outro esporte, ajuda no desenvolvimento do atleta, seja criança, adolescente ou adulto. Hoje temos jogadores na seleção brasileira, outros estão disputando torneios internacionais, alguns estão despontando como promissores nas suas categorias e que através do esporte também conseguiram melhorar sua condição escolar, seu espirito competitivo e nossa função é cuidar desses novos talentos”, disse o presidente.

Classificados

Uma das principais apostas do tênis de mesa do Amazonas, Brenda Macena foi campeã da categoria Absoluto Feminino depois de ganhar por 3 sets a 2 da também promissora Isabella Ramires, com parciais de 4/11, 11/5, 11/7, 6/11 e 11/6. A jovem de 16 anos, que defende as cores do Adalberto Valle, classificou sua partida como difícil e acredita em um bom desempenho no Brasileiro.

“Foi um jogo bem disputado com a Isabella, que também é uma atleta com potencial enorme. Foi um jogo complicado contra ela, mas fico feliz pela minha atuação. Agora é preparar para o Brasileiro, com adversários duríssimos e vamos com a intenção de no mínimo lutar pelo pódio”, espera Brenda, que em setembro também participa da Copa Brasil, em Aracaju. Com um currículo cheio de conquistas, a mesatenista já pensa alto, e acredita que pode realizar o sonho de seguir para as Olímpiadas de Tokio, em 2020.

Pelo Absoluto Masculino, Mário Costa, um dos nomes mais consagrados do esporte no Estado, venceu mais uma após derrotar Vivaldo Oliveira por 3 sets a 0, com parciais de 11/4,11/8 e 11/4. Número 2 no ranking estadual, o experiente atleta de 38 anos espera agora mais uma ótima atuação no Brasileiro para continuar fazendo história e representar bem o Amazonas.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

“Tive uma atuação ótima no amazonense, conquistei o segundo lugar no ranking, apenas atrás do Israel, agora é concentrar na preparação especificadamente para o Brasileiro, intensificar os treinamentos para ir 100% focado na competição nacional. Apesar dos anos que já estou no esporte, é sempre uma alegria poder sentir esse frio na barriga, correr atrás do resultado e vencer”, disse Mário.

Campeões

Os campeões de cada categoria foram: Jorge Alcântara (Pré-Mirim), Felipe Ikeda (Mirim), Álvaro Brandão (Infantil), Igor Araújo (Juvenil), Mário Costa (Absoluto Masculino), Brenda Macena (Absoluto Feminino) e Vivaldo Oliveira (Sênior).

Artigo anteriorPolícia Civil deflagra operação “Eleição 2017” na orla do Rio Negro
Próximo artigoÍndio é espancado e queimado em Fortaleza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui