Consumidor pode buscar ajuda da DPE e do Procon se tiver água ou energia cortada

Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e o Procon-AM estão aptos a receber denúncias de violação da proibição de cortes de água e energia, no Amazonas, por inadimplência do consumidor. A suspensão do fornecimento dos serviços durante a pandemia de Coronavírus está proibida em lei, fundamentada em minuta da DPE-AM e sancionada pelo Governo do Estado no último dia 27.


Para receber assistência jurídica gratuita, o cidadão cuja residência teve o fornecimento de água ou energia elétrica interrompido pode buscar a Defensoria Pública Especializada de Atendimento ao Consumidor, ligando para o telefone (92) 98416-6494. O atendimento por telefone acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Foto: Divulgação

Além da Lei Estadual n.° 5.143, que proíbe as concessionárias de água e energia elétrica de realizar o corte do fornecimento, uma decisão judicial conquistada pela Defensoria determina que a Águas de Manaus e a Amazonas Energia restabeleçam o abastecimento nas casas da capital que tiveram o serviço interrompido após o Amazonas decretar situação de emergência na saúde pública (16 de março). A decisão beneficia apenas consumidores de baixa renda (hipossuficientes).

Na última terça-feira (31), uma equipe formada pela Defensoria e o Procon Amazonas visitou conjuntos habitacionais de baixa renda em Manaus para orientar moradores sobre a proibição de cortes de energia e água por dívida. O Residencial Viver Melhor, o Conjunto Cidadão e Prosamins foram alguns dos pontos percorridos na orientação pela capital.

O Procon-AM também recebe denúncias pelos telefones 0800 092 1512 e 3215-4012, além do e-mail [email protected].

Artigo anteriorPolícia apreende motos na Ponta Negra durante racha
Próximo artigoTrapalhadas dos delegados de Iranduba leva risco de morte ao preso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui