TCEAM
Início Amazonas Contran muda prazos para motoristas e donos de veículos do Amazonas

Contran muda prazos para motoristas e donos de veículos do Amazonas

Foto: Reprodução

Após uma articulação do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou alguns prazos para serviços de veículos e de habilitação para usuários do Amazonas, por conta do atual cenário de Covid-19 no estado.

No último dia 11 de janeiro, Rodrigo de Sá Barbosa encaminhou um ofício ao presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que também preside o Contran, pedindo uma atenção especial aos condutores e proprietários de veículos do Amazonas. “Essa é uma conquista do Detran Amazonas em prol da nossa população”, comemorou o diretor-presidente do Detran-AM.


Em resposta ao pedido do Amazonas, o Contran emitiu portaria prorrogando prazos para renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emplacamento de novos veículos, apresentação de recursos de infrações de trânsito, processos de cassação de CNH e processos de suspensão do direito de dirigir.

De acordo com a Portaria nº 196 do Contran as mudanças no Amazonas ficam assim:

• As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), as Permissões Para Dirigir (PPDs) e as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACCs) vencidas entre 1º e 31 de janeiro de 2021 poderão ser renovadas até 1º de março de 2021. Nesse período elas serão consideradas válidas;

• As CNHs, PPDs e ACCs vencidas entre 1º e 31 de janeiro de 2020, e que ganharam novo prazo para renovação por conta da Resolução nº 805 do Contran, também poderão ser renovadas até 1º de março de 2021. Nesse período elas serão consideradas válidas;

• Todos os veículos novos adquiridos entre 6 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021 poderão ser registrados e licenciados até 1º de março de 2021;

• O condutor que recebeu uma Notificação de Infração (NA) ou uma Notificação de Penalidade (NP) entre os dias 6 e 31 de janeiro de 2021 tem até 1º de março de 2021 para se manifestar junto ao Detran-AM.

• Os processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação de CNH com prazo final para apresentação de recurso, compreendidos entre os dias 6 e 31 de janeiro de 2021, ficam prorrogados até 1º de março de 2021.

Transferência de veículos – Além das mudanças nos prazos promovidas pelo Contran, o Detran Amazonas também vai garantir a seus usuários a isenção da multa por atraso de transferência para aqueles usuários que assinaram o CRV, o antigo DUT, entre 6 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

Para esses casos, exclusivamente, a transferência de propriedade sem a incidência de multa poderá ser realizada até o dia 1º de março de 2021.

“Nós não poderíamos penalizar nossos usuários, que não estão tendo atendimento presencial no momento, somente o eletrônico, mas que não absorve toda a demanda. Então pleiteamos junto ao Denatran um tratamento diferenciado de alguns prazos para que o cidadão amazonense não fosse penalizado”, destacou Rodrigo de Sá.

Artigo anteriorNordeste é a região mais procurada pelos viajantes para o verão
Próximo artigoA Philco Eletrônicos da Amazônia afirma que não pratica trabalho escravo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.