Convenção dos Turismólogos indica recuperação do setor no Amazonas

Convenção reúne turismólogos e universitários, em Manaus/Foto: Divulgação
Convenção reúne turismólogos e universitários, em Manaus/Foto: Divulgação
            Convenção reúne turismólogos e universitários, em Manaus/Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas, entre acadêmicos e profissionais, participaram hoje, terça-feira (27), da 1ª Convenção Amazonense dos Turismólogos, no  Auditório Berlamino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) . O Amazonas se tornou o pioneiro em sediar uma Convenção Estadual e se torna um exemplo para outros estados brasileiros para que repliquem esse modelo de evento, junto ao poder legislativo.
O deputado Francisco Souza (PTN), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Ctur/ALEAM), destacou a valorização do profissional turismólogo e do Turismo com a realização do evento. “Estamos comemorando o dia Estadual dos Turismólogos, uma lei de minha autoria, de resolução nº 3.822/2012, mostrando a importância desse profissional. O evento traz como tema principal o valor do ser humano como a matéria prima para o desenvolvimento  do turismo”, disse.


A presidente da Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur), Oreni Braga, explicou que já estão pautadas ações de recuperação para o setor no Estado em 2017. “A capital e os outros municípios precisam receber infraestrutura. A marca “Amazonas” deve ser promovida no mercado nacional e internacional, estamos entre os dez principais destinos turísticos reconhecidos pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Temos que ampliar a oferta e conectividade de voos. Estamos preparando para as comunidades  Centros de  Atendimentos aos Turistas, pousadas comunitárias, centrais de artesanato para que as próprias comunidades nos municípios possam atender melhor os turistas que visitam. O desafio é fazer com que o Brasil coloque na sua pauta econômica o Turismo como prioridade”, comentou.

O presidente nacional da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Elzário Pereira Junior, apresentou para os profissionais e acadêmicos um pouco do contexto histórico da entidade que tem quase 40 anos de trabalho  e que hoje busca no poder executivo a instituição do Conselho Federal de Turismo, para a fiscalização do exercício profissional.

O presidente regional da Associação, Itamar Souto, explicou sobre a importância da criação de um Conselho profissional. “É uma necessidade as profissões terem os seus concelhos, para a abertura de concursos públicos e a inspeção da atividade, porque existem pessoas sem a formação adequada atuando no setor e não trazem a responsabilidade e a sustentabilidade que o turismo precisa”, disse.

Ele ainda destacou a importância da valorização da classe. “A classe tem que se unir para alcançar respeito da sociedade. Isso só acontecerá quando as políticas voltadas ao turismo reconhecerem de fato e direito a importância social da profissão”, concluiu Itamar Souto.

Artigo anteriorMarcelo vai desburocratizar Prefeitura para gerar empregos e renda
Próximo artigoMédico Luiz Fernando Nicolau se torna Cidadão do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui