Crianças e adultos venezuelanos atualizam a caderneta de vacinação em Manaus

Foto: Reprodução

Crianças e adultos venezuelanos estão sendo vacinados em Manaus até o próximo dia 12. A ação acontece desde o dia 26 de abril, em comemoração à Semana Mundial de Imunização, no Posto de Recepção e Apoio (PRA), localizado na Rodoviária da capital amazonense que abriga refugiados e migrantes venezuelanos da etnia indígena Warao, assim como não indígenas.

São vacinas contra a influenza para crianças, com mais de seis meses e menos de seis anos, grávidas e puérperas. O trabalho de imunização é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com apoio de militares da Operação Acolhida, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Internacional para as Migrações (IOM) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

O Unicef tem trabalhado com seus parceiros para identificar as causas da baixa cobertura vacinal, promovendo a imunização, sobretudo, neste momento de pandemia. Além da vacinação contra Influenza, também está sendo realizado o cadastramento dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 e a atualização do calendário vacinal para adultos e crianças. Como resposta à pandemia da Covid-19, a OIM também intensificou as ações de saúde em vários espaços com a presença de refugiados e migrantes em Manaus.

Com equipes de médicos e enfermeiros que atuam em coordenação com as secretarias municipal e estadual de Saúde, o objetivo é apoiar a população mais vulnerável a se prevenir contra a Covid-19 e melhorar sua condição geral de saúde.

No PRA, por exemplo, a OIM oferece consultas médicas e de enfermagem duas vezes por semana e está registrando casos em que existam as comorbidades listadas como agravantes para a Covid-19, orientando o cadastro de vacinação para estes casos de acordo com o calendário oficial da Semsa. A vacina contra a Covid-19 atenderá o Plano Municipal de Imunização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui