Dezenas de civis são achados mortos em cidade ucraniana abandonada por russos

Soldados ucranianos entram na cidade de Bucha - Foto: Reuters

Os corpos de pelo menos 20 civis foram encontrados espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, a noroeste de Kiev, após a retirada das forças russas da área em imagens chocantes divulgadas neste sábado (2).


Os mortos, todos em trajes civis, foram encontrados em uma variedade de poses desajeitadas, alguns de bruços contra a calçada, outros para cima com a boca aberta.

“Três deles estão presos em bicicletas, enquanto outros, com a pele encerada, caíram ao lado de carros atingidos por balas e esmagados”, segundo jornalistas que acessaram a cidade depois de quase um mês.

O prefeito de Bucha, Anatoliy Fedoruk, disse que os civis mortos receberam tratamento desumano nas mãos das forças russas.

“Corpos de pessoas executadas ainda se alinham em Bucha. Suas mãos estão amarradas nas costas com trapos ‘civis’ brancos, eles foram baleados na parte de trás de suas cabeças. Então você pode imaginar que tipo de ilegalidade eles perpetram aqui”, Fedoruk disse à Reuters no sábado.

Nas redes sociais, o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse que os corpos dos homens encontrados com as mãos amarradas “foram mortos a tiros por soldados russos”.

Podolyak acrescentou: “Essas pessoas não estavam nas forças armadas. Eles não tinham armas. Eles não representavam ameaça. Quantos outros casos desse tipo estão acontecendo agora nos territórios ocupados?”

A CNN não conseguiu confirmar de forma independente os detalhes sobre as mortes dos homens.

As forças russas se retiraram de várias cidades perto de Kiev nos últimos dias depois que a tentativa de Moscou de cercar a capital falhou, com a Ucrânia declarando que Bucha havia sido “libertada”.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorGoverno Presente atendeu 3.895 pessoas no bairro Cidade de Deu
Próximo artigoMédica não compareceu ao trabalho em Humaitá e é investigada pelo MPAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui