
A figura de Eduardo Ribeiro (1862 – 1900), foi escolhida para comemorar o Dia Internacional das Artes, celebrado no dia 12 de agosto. O político maranhense, que foi governador do Amazonas no período de 1890 a 1891 e de 1892 a 1896, é considerado um dos maiores ícones da cultura amazonense, já que em seu governo foi construído o principal símbolo cultural do Estado: o Teatro Amazonas. No próximo dia 12 uma intensa programação com atividades artísticas e culturais será realizada no museu que retrata a vida do político, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, que fica na rua José Clemente, 322 – Centro.
“A cultura amazonense está fortemente entrelaçada ao legado deixado por Eduardo Ribeiro em nosso Estado. Esse legado não são apenas os espaços físicos, mas a forma de se fazer a cultura, exaltando a riqueza e o patrimônio cultural do Amazonas. Prova disso é que o Teatro Amazonas não é apenas um prédio de beleza fora do comum, mas um espaço dedicado à arte, com apresentações quase diariamente e que continua atraindo turistas de todos os cantos do mundo”, afirmou o secretário de Estado da Cultura.
A programação é gratuita e acontecerá das 10h às 11h30 e de 14h às 15h30. Durante esse período crianças e adolescentes terão acesso à toda história do político, através de uma visita guiada com artistas caracterizados com roupas de época. Após a visitação, todos irão para o auditório, onde participarão de uma oficina de desenho e pintura, sempre tendo a vida e história de Eduardo Ribeiro como tema.
O Museu Casa Eduardo Ribeiro guarda o maior acervo sobre a vida do político. Lá, os visitantes podem encontrar desde objetos pessoais, história dele como político retratada em documentos digitalizados. A casa serviu como moradia para Eduardo Ribeiro até o ano de seu falecimento, aos 38 anos de idade.
A visitação no museu é gratuita, sempre de terça à sexta-feira de 09h00 às 16h00 e aos domingos de 09h00 às 13h00.