Dia Nacional do Cachorro-quente: conheça o Kikão, nome do vocabulário “amazonês”

Foto: Tácio Melo/Amazonastur

A combinação de pão e salsicha é famosa mundialmente. No Amazonas, o Kikão, nome do vocabulário “amazonês” para hot dog ou cachorro-quente, apresenta outros ingredientes. Neste sábado (09/09), celebramos o Dia Nacional do Cachorro-quente, ou seja, o nosso Kikão. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca a história desse prato e indica aos turistas o Amazonas to go, para consulta de restaurantes credenciados.


No Amazonas, o kikão pode ganhar outros ingredientes, que vão do repolho refogado até a banana pacovã. São inúmeras opções e estão presentes nos aniversários, na saída de grandes shows, jogos de futebol e, também, em restaurantes especializados.

O professor e linguista, Sérgio Freire, conta um pouco da história do sanduíche de salsicha, que ganhou espaço entre os pratos tradicionais na mesa do amazonense. O nome “kikão” ganhou repercussão na década de 1970, com uma kombi na Avenida Álvaro Maia.

O lanche era de propriedade de Alceu Pereira, que faleceu em 2021. O proprietário deixou um legado e inovou na receita, adicionando verduras, batata palha e queijo ralado. O resultado da receita caiu no gosto de quem passa pelo Amazonas, e o kikão que perdura até os dias atuais em várias lanchonetes da capital amazonense.

“Reza a história que havia, no fim dos anos 1970, um lanche que funcionava numa kombi e ficava no Boulevard Álvaro Maia. O nome desse lanche-kombi era Lanche do Kiko. Ele ficava aberto até de madrugada e era onde os baladeiros da época terminavam a noite comendo. O sanduíche mais gostoso do lugar era o cachorro-quente do Kiko. Logo, o dono apelidou esse sanduíche de Kikão. A coisa pegou. O lanche acabou, mas a palavra ficou.”, destacou Freire.

Mais de 40 anos depois, o Kikão segue sendo renovado com outros sabores de acompanhamentos. O tradicional abre espaço para preparações gourmet com queijo gratinado e salsichas especiais, mas também tem lugar para inovações com sabor regional com banana frita e pimenta de cheiro.

Onde comer os melhores do Amazonas?

Para degustar a culinária amazonense, seja com um delicioso kikão ou com outro prato tradicional, a Amazonastur indica a consulta ao Amazonas to Go. Uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagens, restaurantes, telefones úteis e muito mais.

Os turistas podem conferir ótimas opções de passeios com agências turísticas cadastradas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou buscar o roteiro gastronômico perfeito, pelo WhatsApp, no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.

Além da capital Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Boa Vista do Ramos, Careiro, Maués e Parintins já estão inseridos na plataforma que conecta os turistas às informações necessárias para sua estadia, pelo Whatsapp.

Artigo anteriorNeymar ultrapassa Pelé e se torna maior artilheiro da seleção
Próximo artigoPrograma Mania de Ler ganha mais uma edição no Largo de São Sebastião

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui