Dicas para manter uma rotina de estudos em EAD

Foto: Reprodução

Por Rodolfo Milone


A internet é uma aliada da educação. Por meio dela, as pessoas podem fazer cursos a distância ou mesmo acessar uma plataforma de estudos para tirar dúvidas e aperfeiçoar seus conhecimentos.

No entanto, estudar no conforto de casa exige tanto comprometimento quanto um curso presencial. A flexibilidade e a autonomia permitem adaptar as aulas à rotina de trabalho para cumprir o conteúdo.

As orientações para encarar os cursos de ensino a distância (EaD) passam por disciplina, organização, motivação, proatividade e responsabilidade para estar em dia com as matérias ensinadas e concluir bem o curso. Horários, cronograma, metas, espaço definido, interação e não deixar para depois são essenciais para o sucesso.

Determinar horários

Antes de se inscrever em um curso à distância, o interessado precisa observar a própria rotina, ter clareza sobre quais ocupações são imprescindíveis e quanto tempo cada uma demanda. Assim, pode determinar o horário livre para se dedicar a assistir às aulas e realizar as atividades previstas em cada disciplina.

Outro ponto importante é tentar encaixar as aulas no período do dia que o cérebro funciona melhor: há quem seja mais produtivo pela manhã, outros são à noite. Também existem aqueles que conseguem aproveitar o tempo no transporte para casa. A pessoa deve descobrir o que funciona para ela e colocar em prática.

Estabelecido o horário, o estudante deve cumpri-lo com disciplina, o que leva ao segundo ponto.

Decidir cronograma

Como aproveitar o horário dedicado às aulas? Estabelecendo um cronograma detalhado de estudos, conforme os conteúdos previstos. Desta forma, o estudante irá visualizar as matérias, as tarefas e os trabalhos a serem feitos e os prazos de entrega.

Estabelecer as prioridades ajuda a manter a organização, tornando o tempo em um parceiro. Deixar para a última hora é um erro comum apontado por especialistas em aprendizado, pois o estudante pode se atrapalhar.

Além disso, deve-se incluir horários de descanso. Estudar initerruptamente não é produtivo. As pausas diminuem a pressão e evitam o cansaço mental, que compromete o aprendizado.

Estabelecer metas

O primeiro aspecto é definir claramente e com antecedência quais são as prioridades para cada disciplina e deixar o material separado, para não perder tempo tentando descobrir o que fazer.

Outra orientação é o tempo dedicado a cada disciplina. Quer aprender cálculo numérico? O melhor é não estudar o mesmo assunto o dia inteiro, porque há queda na atenção. Para manter a produtividade, a sugestão é se dedicar a assuntos diferentes, para não cair na monotonia e manter a concentração.

Local de estudos

Definido horário, feito o cronograma e a separação de disciplinas, chega o momento de escolher o local. Geralmente recomenda-se um lugar tranquilo, bem iluminado, silencioso e organizado, que facilite o foco no estudo. No entanto, o aluno deve experimentar o que for mais confortável e permita que os momentos em que for se dedicar ao aprendizado sejam mais produtivos.

Interagir

No ensino on-line, o contato deixa de ser presencial e se torna digital, mas não deve ser desconsiderado. As instituições costumam oferecer variadas formas de interação: fórum virtual, tutoria, tira-dúvidas, polos de apoio.

Portanto, utilizá-las é uma parte do processo, para esclarecer as dúvidas ou dificuldades e tornar o aprendizado ainda mais claro. Afinal, o aluno é o maior interessado no próprio desempenho e deve buscar formas de aperfeiçoar o que considerar necessário.

Não procrastinar

Os “cinco minutinhos” fora do horário reservado ao descanso comumente terminam em pausas longas de 20 a 40 minutos. Quando se dá conta, o aluno perdeu um tempo fundamental. A distração e a procrastinação são fatores complicadores e aumentam o risco de se criar uma bola de neve que atrapalha toda a organização feita.

Salvo as emergências e imprevistos, que podem ocorrer, cumprir a rotina permite o conforto de poder revisar quando chegar os momentos de provas, ao invés de correr para aprender na última hora.

Após terminar o período de estudos, então é possível olhar as redes sociais, responder e-mails, ler as notícias sobre os assuntos que interessam além do curso, sem remorsos. Cada coisa em seu tempo e tudo tem mais chances de funcionar bem.

Artigo anteriorJungle Marathon no Amazonas em 2003 – por: Dudu Monteiro de Paula
Próximo artigoBolsonaro joga ‘fracasso do plano de vacinação’ nas costas do general Pazuello

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui