Diretor e produtor, Roberto Talma, morre aos 65 anos no Rio de Janeiro

Roberto Talma, produtor e diretor da Rede Globo/Foto: Reprodução lobo
Roberto Talma, produtor e diretor da Rede Globo/Foto: Reprodução lobo
Roberto Talma, produtor e diretor da Rede Globo/Foto: Reprodução

O diretor e produtor da TV Globo Roberto Talma, morreu na madrugada de hoje, quinta-feira (23), aos 65 anos, informou o Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada às 02h00, por falência múltipla dos órgãos decorrente de insuficiência renal.
A informação foi confirmada pela atriz Maria Zilda, que é ex-companheira do diretor — eles foram casados por nove anos e tiveram um filho, Rafael.


“Como profissional todo mundo viu o que o Talma fez. Ele começou praticamente quando a TV Globo começou. Fez muitas coisas, inovou muito a linguagem nas telenovelas principalmente, nos musicais. Era uma pessoa muito talentosa. Brilhante, brilhante, brilhante… Brotavam na cabeça dele sem parar ideias boas, e que ele executava, divinamente”, disse Maria Zilda, em entrevista ao Bom Dia Rio.

O velório de Talma acontecerá no próximo sábado (25), a partir das 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. A cremação acontecerá no mesmo dia, às 15h, em cerimônia reservada à família.

Biografia

Roberto Talma foi coordenador de programação na TV Rio, depois trabalhou na TV Excelsior e na TV Tupi, até entrar na Rede Globo em 1969.

Na Globo, foi diretor de muitas novelas de sucesso como “Saramandaia”, a segunda versão das novelas “O astro” e “Gabriela”, além de ser o responsável por minisséries como “Anos dourados”, “Anos rebeldes” e “Os Maias”, e programas como “Você decide”, “Armação ilimitada”, “Malhação” e “Sítio do pica pau amarelo”.

Roberto Talma Vieira faria 66 anos no próximo dia 29 de abril. Ele nasceu em 1949, em São Paulo. Sua família era proprietária de um circo no interior do estado. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na televisão e foi coordenador de programação da TV Rio.

Talma começou a carreira profissional aos 9 anos, na TV Record, integrando um grupo de sapateado que se apresentava no programa “A grande gincana Kibon”. Naquela emissora, conheceu o diretor Nilton Travesso, de quem ficaria amigo e com quem trabalharia, anos depois, na Globo, na edição dos primeiros videoclipes do “Fantástico”.

No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde conheceu Walter Clark, diretor da TV Rio. Por intermédio do executivo, trabalhou durante algum tempo na antiga emissora, passando também pela TV Excelsior e pela TV Tupi, até ser contratado pela Globo, no dia 1º de abril de 1969. Nessa época, além do trabalho na televisão, Talma também fazia incursões na música e no teatro, apresentando-se com um conjunto musical e atuando em algumas peças.(G1)

Artigo anteriorPerseguição, tiroteio e três bandidos baleados na Cosme Ferreira
Próximo artigoBruno de Paula avança no Mundial de Vôlei de Praia na China

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui