
Com a utilização de uma cápsula de proteção, criada para diminuir o risco de contaminação tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes, o Centro Odontológico da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) inicia nesta terça-feira (26) os atendimentos de urgência aos policiais militares e seus dependentes. Inicialmente, os atendimentos serão feitos nas terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.
Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Ayrton Norte, o retorno desses atendimentos será muito bem vindo, e a utilização da cápsula de proteção poderá dar mais confiança aos pacientes. Durante o atendimento odontológico, seja ele o mais simples ou mais complexo, a utilização de equipamentos como canetas de alta rotação ou jato de bicarbonato lança muitas gotículas no ar, aumentando o risco de contaminação.
O papel filme empregado na cápsula retém essas gotículas, impedindo que se espalhem pelo interior do consultório. Após o atendimento, a película é retirada e descartada, a cadeira do paciente e o consultório são higienizados, e todo material é esterilizado para o atendimento seguinte.
Além da cápsula, são utilizados também todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para resguardar profissionais e pacientes.