Drogarias da zona Leste são interditadas durante blitz da Visa

Foto: Marinho Ramos/Semcom

Três drogarias localizadas na zona Leste da capital foram interditadas, na manhã desta quarta-feira, 18/7, por descumprimento das normas sanitárias e funcionamento irregular. As interdições ocorreram durante operação realizada pela Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Amazonas.
A ação contou com apoio da Polícia Militar do Amazonas e faz parte das medidas adotadas pelos dois órgãos para coibir o comércio clandestino ou inadequado de medicamentos e produtos para a saúde.


De acordo com a fiscal farmacêutica da Gerência de Produtos da Visa Manaus, Leonilde Caldas, as três drogarias funcionavam sem licença sanitária, sem registro no CRF e sem farmacêutico responsável e, além disso, em condições estruturais precárias e inadequadas ao armazenamento e venda de medicamentos. As unidades também praticavam o fracionamento irregular de comprimidos e a venda de produtos de uso controlado sem atender aos requisitos da legislação.

Foto: Marinho Ramos/Semcom

A fiscal relata que, nas três unidades, foram encontrados, ainda, indícios da aplicação de injeções, como ampolas quebradas e caixas de remédios injetáveis abertas e descartadas. Este tipo de serviço é proibido sem a existência de responsável técnico farmacêutico, sem prévia autorização sanitária e em ambiente impróprio.

“As interdições levaram em conta o risco iminente à saúde da população”, diz a farmacêutica, informando que, por praticar infração considerada gravíssima, cada uma pode pagar multa de até 100 UFMs (Unidade Fiscal do Município, no valor de R$ 101,78).

As drogarias têm agora três dias na Vigilância Sanitária e cinco dias no Conselho Regional de Farmácia para apresentar defesa e solicitar prazo para as adequações necessárias. “Até que providenciem a regularização junto aos dois órgãos, as drogarias permanecerão interditadas”, explica a fiscal.

Parceria

Os estabelecimentos inspecionados – dois localizados no bairro São José e um no Coroado – foram mapeados previamente pelo CRF-AM por suspeita de infração ao Código Sanitário do município e legislações nacionais relativas à vigilância sanitária e atividades farmacêuticas.

Foto: Marinho Ramos/Semcom

O presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, informa que o órgão elaborou um cronograma de inspeções que segue, em parceria com a Visa Manaus, até o final do ano. “A preocupação é com a saúde pública e não podemos deixar em funcionamento drogarias que não têm condições de oferecer serviços com qualidade”. Jardel Inácio diz que a lista de drogarias que podem estar funcionando ilegalmente inclui 198 estabelecimentos que serão alvo de inspeção.

Para Jardel, a parceria com a Visa fortalece o trabalho das duas instituições, que têm itens de verificação de qualidade que se complementam.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, destaca que, além do CRF, a Visa trabalha em parceria com outros órgãos reguladores e fiscalizadores, em operações pontuais, realizadas ao longo do ano. Desde janeiro, a Visa já realizou 230 inspeções conjuntas.

Para a diretora, além do trabalho em parceria com outras instituições, a Visa conta com a participação da população na fiscalização diária de produtos e serviços que podem colocar em risco a saúde. Ela ressalta que, ao suspeitar de alguma irregularidade sanitária em drogarias e também em outros tipos de estabelecimento, como supermercados, açougues, padarias, lanchonete, salões de beleza e até hospitais, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Visa pelo 0800 092 0123.

Artigo anteriorHumorista Ary Toledo fará apresentação no Teatro Amazonas
Próximo artigoPolícia devolve 56 veículos recuperados durante operação deflagrada no interior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui