Efetivo da PMAM embarca para atuar na Operação Parintins 2017

Coronel David Brandão fala aos policiais integrantes da Operação/Foto: Bruno Zanardo

Um total de 400 policiais militares embarcou, hoje, segunda (26), para o município de Parintins, para atuar na Operação Parintins 2017, como parte do Plano Integrado de Segurança, que prevê ações antes, durante e depois do 52º Festival Folclórico da cidade.


Neste ano, 150 mil turistas são esperados para o evento. Os policiais que embarcaram hoje irão somar esforços com o efetivo do município, que possui mais de 100 PMs. Também já foram enviados ao município um total de 75 veículos, sendo 55 viaturas e 20 motos. Mais de 1 mil pessoas participam da operação entre policiais civis e militares, e servidores das secretarias de Saúde, Educação e Detran-AM, entre outros.

O governador David Almeida disponibilizou R$ 2 milhões para a operação, e determinou empenho e eficácia nas ações de proteção e segurança para dar tranquilidade aos visitantes, população em geral e também para a proteção ao meio ambiente.

Coronel David Brandão fala aos policiais integrantes da Operação/Foto: Bruno Zanardo
…e a preparação para o embarque/Foto: Bruno Zanardo

Órgãos integrados – Participam da Operação Parintins 2017, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento do Interior (CPI,), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento ambiental (CPAmb) e Batalhão de Trânsito (BPTRAN).

“Chegamos antes e saímos depois. Este é o lema da segurança completa. O festival é um evento de alta complexidade com repercussões nacionais e internacionais”, avaliou o comandante geral da Policia Militar, coronel David Brandão. Ele explicou que o efetivo irá realizar policiamento ostensivo nas ruas, balneários, portos, aeroporto, dentro e nas imediações do Bumbodrómo até o dia 6 de julho, apesar do evento encerrar no dia 3.

O comandante da Operação Parintins 2017 pela Polícia Militar, o coronel Franclides Ribeiro, revelou que a maior ocorrência de crimes durante o festival é de roubos/furtos. Na chegada do efetivo militar ao município na manhã desta terça-feira, 27, será deflagrada a operação “Boas Vindas”, quando a equipe da PM se unirá aos demais integrantes dos órgãos que participam do Plano Integrado de Segurança para traçar ações conjuntas no comércio, hotéis, restaurantes e balneários, entre outros pontos da cidade.

Parceria com a Marinha do Brasil – A Policia Militar do Amazonas, que possui um efetivo acima de 9 mil soldados, sendo 20% composto de mulheres, também vai trabalhar em conjunto com a Marinha na fiscalização e segurança de embarcações e passageiros. O combate ao tráfico também será uma das ações em Parintins com a participação de dois cachorros especialistas em faro de narcóticos, da Companhia Canina.

Polícia Civil: Sete delegados e 45 policiais civis irão integrar as forças de Segurança Pública para garantir a tranquilidade do 52º Festival Folclórico de Parintins. No município serão realizadas abordagens de pessoas e veículos, além de ações policiais específicas de reforço ao atendimento ao público no DIP da cidade e a segurança de autoridades convidadas para o evento.

Corpo de Bombeiros: O Corpo de Bombeiros irá reforçar as ações em Parintins com trabalhos de prevenção, combate e vistorias. Serão empregados 115 bombeiros militares e agentes da Defesa Civil, com atuação em salvamento em altura, prevenção em balneários, no deslocamento de alegorias, nas arquibancadas do Bumbódromo, combate a incêndio e outros.

Detran-AM: O Departamento Estadual de Trânsito atuará com ações educativas, administrativas e de fiscalização. A programação de atividades prevê reuniões com moto-taxistas, taxistas e tricileiros, provas de direção e legislação, além de fiscalização e orientação de trânsito. O órgão também trabalhará com barreiras de fiscalização nos acessos aos balneários com intuito de zelar pela segurança de motoristas e pedestres que estarão na ilha.

Ouvidoria: A Ouvidoria do Sistema de Segurança estará presente no Festival para atuar com orientações aos cidadãos sobre abordagens policiais, com pesquisas de satisfação quanto à Segurança Pública, bem como integrando as questões socioambientais no município.

Susam: Uma equipe formada por 17 médicos, seis enfermeiros e sete técnicos de enfermagem irá reforçar o grupo de servidores que já atuam no município e realizar os atendimentos nos postos de urgência que serão montados na área do Bumbódromo. Entre os médicos, estão especialistas nas áreas de clínica geral, neurologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia, anestesia e cirurgia geral.

Artigo anteriorCondenados por pedofilia podem se tornar inelegíveis por 08 anos
Próximo artigoEx-presidiário é executado com quatro tiros na cabeça no Morro da Liberdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui