Os movimentos de grupos políticos para formação de chapas para disputar as eleições 2024 nos municípios do Amazonas aceleram após o carnaval. Vamos demonstrar como estão a forças politicas das lideranças regionais articulados com as disputas municipais desse ano.
O Governador Wilson Lima do União Brasil, está com o bloco de maior força politica do Estado, por está com a maior maquina publica, que poderá favorecer no pleito de 2024, além da estrutura do governo, conta com o partido União Brasil (UB) que tem 2 deputados federais, 6 deputados estaduais, 36 prefeituras e pretende disputar em 41 municípios nas eleições 2024.
A outra força politica auxiliar ao governador está com os Republicanos que tem 6 prefeituras, sob a lideranças dos deputados federais Silas Câmara e Adail Filho, que estão alinhados com Wilson Lima.
A segunda maior força política nas eleições municipais está sob liderança do MDB do Senador Eduardo Braga, que ficou emsegundo lugar nas disputas das eleições para governador de 2022, não conseguiu eleger nenhum deputado federal na sua chapa nem estadual. Mas conta com 10 prefeitos no interior do estado, no entanto, nenhum desses 10 prefeitos poderão ir para a reeleição, podendo correr o risco de diminuir mais o seu tamanho político no interior do estado, haja vista, que o MDB já teve 25 prefeitos no pedido de 2017 a 2020.
A terceira maior força politica para as disputas eleitorais 2024, será representada pelo Senador Omar Aziz (PSD), que apesar ter eleito 6 prefeitos em 2020 agora está apenas com 2, no entanto, tem o diferencial que o senador foi reeleito e se posicionou como o político com maior influência junto ao presidente Lula, e essa força junto ao governo federal poderá ser seu principal diferencial nessas eleições municipais, mas terá que fazer o trabalho de organizar as candidaturas a prefeitos ou de apoiar candidaturas de partido da base aliada do presidente Lula. Não custa lembrar que o senador Omar, teve apoio político nas eleições de 2022 de 55 prefeitos, incluindo o prefeito de Manaus. Além da força politica do Omar, estão no seu grupo politico, os deputados federais Atila Lins e Sidney Leite que tem eleitorado majoritariamente no municipios do interior do Amazonas, com muitos prefeitos aliados a eles.
Entre as forças politicas que terá o maior desafio de se estruturar no Estado será do grupo do prefeito de Manaus, David Almeida (AVANTE), que busca sua reeleição e ampliar seu poder elegendo mais prefeitos no interior do estado, com o objetivo de acumular forças para a disputar do governo em 2026, a projeção do seu partido Avante é de lançar 20 candidatos a prefeito e 80 a vereadores nesse pleito.
*Altemir Viana é sociólogo e consultor politico