Encontro Nacional de Aleitamento Materno será realizado em Manaus

Aleitamento Materno, tem encontro em Manaus/Foto: Reprodução


Manaus sediará o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e, paralelamente, o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), no período de 24 a 28 de novembro, e deve reunir três mil participantes e 400 trabalhos inscritos de todo o Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está a frente da organização do Encontro, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

O evento é realizado, anualmente, por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Para a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, a escolha de Manaus para sediar o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno é uma forma de reconhecer o compromisso do município em fortalecer as ações de promoção ao aleitamento materno e de incentivo à amamentação, bem como da alimentação complementar saudável.

“No município de Manaus, o índice de aleitamento materno tem aumentado nos últimos anos. Em 1999, 24,4% dos bebês até quatro meses encontravam-se em aleitamento materno exclusivo e em 2008 este número aumentou para 41% em crianças de até seis meses. Em 2012, chegamos aos dados relevantes, com 53,14% crianças de 0 a seis meses em aleitamento materno exclusivo”, informa Ivone Amazonas.

Ao longo do ano passado, o trabalho da Semsa de busca pela melhoria das condições para o aleitamento materno obteve reconhecimento com a entrega de certificados da Waba para 57 Unidades Básicas de Saúde do município. A Waba é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as crianças e mulheres, que se dedicam a proteger, promover e apoiar a causa.

Dezoito Unidades Básicas de Saúde do município também receberam certificação pelo Ministério da Saúde (MS), como integrantes da Rede Amamenta Brasil, atualmente denominada Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

Segundo Ivone Amazonas, a “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica para reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Temática

Em 2014, o Enam/Enacs irá abordar o tema “Amamentação e Alimentação Complementar em Redes: qualidade de vida na Amazônia”, com ênfase aos direitos sociais e o direito à saúde, considerando a amamentação e a alimentação complementar como princípios fundamentais para a garantia de uma vida saudável e a redução dos riscos de doenças crônicas. Haverá ainda destaque para a defesa de práticas sustentáveis e de “não desperdício”, além do alerta para os perigos do consumo de alimentos processados.

Público

O evento é dirigido aos profissionais de saúde e grupos comunitários de apoio que trabalham com   a saúde de lactentes, de crianças na primeira fase da infância e de mulheres, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de fiscais da Vigilância Sanitária, gestores e técnicos municipais de saúde, profissionais de órgãos de Defesa do Consumidor, integrantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Segurança Alimentar.

“O evento é uma oportunidade para que os profissionais possam divulgar o trabalho que realizam e para que conheçam os trabalhos que estão sendo realizados em todo o Brasil na promoção do aleitamento materno. Também será um espaço propício para um amplo debate sobre a amamentação, contribuindo para o fortalecimento das ações das equipes de saúde e para a divulgação das pesquisas recentes sobre aleitamento materno”, explicou Ivone Amazonas.

O período de inscrição dos trabalhos ainda será divulgado, mas deve compreender os meses de julho e agosto.

 

 

Artigo anteriorMetting Internacional, em Manaus, mostra estrutura para a Copa/2014
Próximo artigoPrefeito Adail Pinheiro terá processos monitorados pela CNJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui