Ensino de Tempo Integral garante educação de qualidade no interior do Estado

Foto: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM

O Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Educação e Desporto prevê para o ano de 2021, a inauguração de dez centros educacionais de Tempo Integral (Cetis) no interior do estado, modelo referência de ensino em todo o Brasil.

Juntas, as obras somam R$ 240 milhões em investimento, que se reflete na arquitetura idealizada para a educação em sala de aula e na socialização feita nas demais áreas comuns, como laboratórios, auditório, refeitório, quadra de esportes e bibliotecas, todos devidamente equipados para oferecer o ensino de forma ampla aos estudantes.

O secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, ressalta que as iniciativas preparam o estudante de forma integral. “Nosso foco é entregar a rede pública de ensino estadual melhor do que quando começamos a gestão e esse modelo nos leva no caminho que buscamos”, avalia.

Foto: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM

Os municípios de Autazes, Boca do Acre, Careiro Castanho, Codajás, Fonte Boa, Eirunepé, São Paulo de Olivença, Tonantins, Tabatinga e Tefé inauguram Cetis no próximo ano. As obras são realizadas por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), que recebe investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A coordenadora do Padeam, Kuka Chaves, explica que os recursos são aplicados em ações que visam ampliar em pelo menos 33 mil vagas a capacidade da rede de ensino, através da construção de Cetis.

Além disso, estão sendo feitas adaptações de 20 escolas-padrão para o modelo Escolas Estaduais de Tempo Integral (as Eetis), assim como a expansão de atendimento do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e de projetos como “Reforço escolar” e “Avançar”, dentre outras ações que visam a qualificação de profissionais da Educação e o fortalecimento dos mecanismos de gestão e gerenciamento escolar.

Foto: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM

Benefícios – Ofertar o ensino em Tempo Integral vai além da educação de melhor qualidade adquirida pelos estudantes. Abrange também uma perspectiva social, que beneficia pais e responsáveis, como observa a secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo.

Unidades – Quinze municípios do Amazonas contam com Cetis. São eles: Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Nova Olinda do Norte, Borba, Coari, Urucará, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Carauari, Benjamin Constant, Urucará e Lábrea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui