Escrituras Sagradas acompanham crescimento digital

Foto: Divulgação

Relatório de distribuição da SBB destaca o grande número de downloads de Bíblias registrados em 2017, superando 3,4 milhões de exemplares. No total, foram distribuídas 221.832.399 de Escrituras, entre publicações impressas e digitais.
Dedicada a divulgar a Bíblia e a sua mensagem, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) registrou, em 2017, um crescimento expressivo de downloads de Bíblias, com 3.431.661 exemplares, superando em 128% a marca de 1.506.406 obtida no ano anterior. Considerando também as edições impressas, a SBB distribuiu 8.652.593 de exemplares da Bíblia. Já o total de Escrituras, que engloba ainda Novos Testamentos, livretos, folhetos, obras acadêmicas e publicações infantis, somou 221.832.399 publicações, entre edições impressas e digitais.


Embora o número de downloads chame a atenção, a quantidade de usuários individuais registrada pela SBB é de 1.827.798. Isto acontece porque o conteúdo costuma ser baixado em diferentes dispositivos, pela mesma pessoa, seguindo uma característica dos meios digitais. “Para a SBB, mais importante do que contabilizar números expressivos é facilitar o engajamento das pessoas com a Bíblia Sagrada. Este aumento no número de downloads é mais um indício de que estamos alcançando aqueles leitores que têm mais afinidade com os meios digitais”, afirma o secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB, Erní Seibert, acrescentando que praticamente 100% dos downloads foram feitos gratuitamente, por meio do aplicativo YouVersion.

Além de investir em novas tecnologias, que permitem que o livro mais lido traduzido e distribuído do mundo também seja acessado facilmente a partir de computadores, tablets e smartphones, a SBB conta com um dos maiores parques gráficos do mundo destinados exclusivamente à produção de Bíblias e Novos Testamentos – a Gráfica da Bíblia, localizada em Barueri (SP) – e nove unidades regionais espalhadas pelas principais capitais do País.

Traduções fiéis aos originais – A marca da SBB é garantia de traduções que são fiéis aos originais bíblicos e seguem padrões de excelência internacionais, tornando-se por isso as preferidas dos leitores. Este diferencial está presente desde a mais antiga, a Tradução Brasileira (TB). Lançada em 1917, foi a primeira totalmente produzida no Brasil. Na época do lançamento, a TB ficou conhecida como a “tradução tira-teima”, devido à sua literalidade.

A Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC) tem por base a tradução feita por João Ferreira de Almeida no século 17. Sua linguagem é clássica, tendendo ao erudito.

Em novembro de 2017, a SBB concluiu a revisão da tradução de Almeida Revista e Atualizada, uma das preferidas dos cristãos brasileiros. Batizada de Nova Almeida Atualizada, a obra é resultado de quatro anos de trabalho e recebeu melhorias com o objetivo de tornar o texto mais compreensível, sem perder a essência da tradução.

Já a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), lançada no ano 2000, caracteriza-se pela linguagem popular, sendo uma ferramenta perfeita para a evangelização.

Ação Social – Um dos diferenciais da SBB é o seu trabalho na área social, que busca atender de forma integral pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo Escrituras focadas para segmentos variados e diferentes contextos. Entre os grupos beneficiados por seus programas estão pessoas com deficiência, enfermos hospitalizados, detentos, ribeirinhos da Amazônia, famílias, estudantes e vítimas de calamidades. A doação de Escrituras, realizada por meio de seus programas bíblicos de impacto social, atingiu, em 2017, o total de 3.633.031 exemplares.

Foto: Divulgação

Outra iniciativa de destaque é o programa Sócio Evangelizador, por meio do qual voluntários fazem uma grande distribuição de folhetos com mensagens bíblicas como forma de estimular a reflexão sobre questões recorrentes da vida cotidiana. Em 2017, esta distribuição alcançou a marca de 211.391.000 folhetos bíblicos.

A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.

A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU reúnem 147 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Artigo anterior“Não reeleja ninguém” cresce nas redes sociais – por Osíris Silva
Próximo artigoAutoridades colombianas extraditam aos EUA ‘Pablo Escobar’ do Equador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui