Estados Unidos mudam cronograma de retirada de tropas do Afeganistão

Retirada de tropas do Afeganistão pelos EUA/Foto: Reprodução
Retirada de tropas do Afeganistão pelos EUA/Foto: Reprodução
Retirada de tropas do Afeganistão pelos EUA/Foto: Reprodução

Os Estados Unidos vão manter a tropa de 9,8 mil soldados no Afeganistão até o final deste ano, em vez de reduzir para 5,5 mil como a Casa Branca havia anunciado. A mudança de planos foi informada hoje (24) pelo presidente americano, Barack Obama, após encontro em Washington com o presidente afegão, Ashraf Ghani.
“O cronograma para a retirada das tropas continua até 2016, nós só desaceleramos o plano inicial”, explicou Obama. O pedido para manter o número atual de militares foi de Ghani. Ele destacou a necessidade da manutenção do apoio dos Estados Unidos para manter a estabilidade no país.


O efetivo de americanos é 9,8 mil soldados no Afeganistão, que treinam o Exército do país, com apoio de 3 mil homens da Organização do Tratado do Atlântico Norte Otan). A administração de Obama havia planejado reduzir o número de militares para 5,5 mil até o fim desde ano, até a retirada total em 2016.

Ghani disse a Obama que a redução imediata poderia comprometer a segurança e desestabilizar as forças afegãs, em relação aos grupos opositores Talibã e Al Qaeda.(Agência Brasil)

Artigo anteriorCNJ aposenta juiz de Roraima acusado de vender sentenças
Próximo artigoSenado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui