Estudantes de Medicina farão atendimento médico durante a 5ª Missão Amazônia

Foto: Divulgação

Oferecer atendimentos de saúde às comunidades de Santarém, potencializando a atuação do SUS – Sistema Único de Saúde na região e propor uma vivência humanizada aos estudantes da área de saúde, são alguns dos objetivos da 5ª Missão Amazônia, projeto idealizado pela Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. A vivência reúne alunos e professores em uma jornada de 10 dias pelas margens do Rio Tapajós.


A expedição tem início na manhã do dia 1º de outubro e conta com 30 alunos de seis escolas, que embarcam junto à equipe de especialistas do Navio Hospital Escola Abaré, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). Durante a Missão serão realizadas consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, envolvendo um amplo atendimento que inclui diversas especialidades, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. Esta será a primeira Missão interdisciplinar, que contará com a participação de estudantes do curso de Enfermagem. Além disso, nesta edição, haverá atendimentos por tele-consulta de forma remota para a especialidade de dermatologia em parceria com o IBCMED e também será utilizado o Prontlife (Prontuário Eletrônico do Paciente), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados, que possui interoperabilidade de informações com e-SUS.

Foto: Divulgação

A expectativa é de atender cerca de 2 mil pessoas neste período. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali em que participam estudantes que já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte das universidades Unisul (SC), São Judas Tadeu (SP), Anhembi Morumbi (nos campus de São Paulo e Piracicaba/SP), UniBH, Unifacs (BA) e Universidade Potiguar (RN). Os estudantes são selecionados por meio de um criterioso processo realizado pelos coordenadores do curso e coordenadores do projeto que envolve análise de conduta às situações problemas, entrevista, avaliação médica e psicológica. Além disso, antes de iniciarem o atendimento, os estudantes participam de uma capacitação interna.

Esta é a quinta edição da Missão Amazônia, que já reuniu mais de 150 estudantes de Medicina, orientados por 20 professores. O barco-hospital Abaré, que leva a expedição, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.

Artigo anteriorIdosos e PCDs terão serviços no Centro Estadual de Cuidados, na zona centro-sul
Próximo artigoSemana de Agronomia aborda tradições e novas tecnologias para área

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui