Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo 6º ano seguido

Foto: Recorte

A Finlândia se manteve no topo do ranking mundial de felicidade pelo sexto ano consecutivo, segundo o World Happiness Report, divulgado nesta segunda-feira (20/03).


O relatório, elaborado por cientistas dos Estados Unidos com base em pesquisas do Instituto Gallup, analisa amostras das populações de vários países sobre o nível de satisfação das pessoas com suas vidas.

Ao lado dos finlandeses no topo do ranking, aparece em segundo lugar a Dinamarca, seguida da Islândia.

Israel subiu cinco posições e está agora em quarto lugar, à frente da Holanda. Os demais países relacionados entre os dez mais felizes são Suécia, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Nova Zelândia.

A Alemanha caiu dois pontos e está na 16ª posição, atrás dos Estados Unidos (15ª). Reino Unido e Franca ocupam, respectivamente, o 19º e o 21º lugares.

Na América Latina, o Uruguai é o país com melhor índice de satisfação, ocupando a 26ª no ranking. O Brasil aparece no 49º lugar.

Afeganistão e Líbano permanecem como os dois países nas posições mais baixas.

Renda, saúde e liberdades

O relatório destaca que as diferenças significativas no ranking dos países foram vistas somente nos extremos, no caso da Finlândia no topo e Afeganistão e Líbano na parte de baixo.

Os critérios utilizados para medir o nível de felicidade nas avaliações incluem Produto Interno Bruto (PIB) per capita, saúde e expectativa de vida, apoio social, liberdade de escolha, generosidade e percepção de corrupção.

A saúde mental teve destaque como elemento fundamental do bem-estar e fator de risco para a futura saúde física e longevidade.

O relatório enfatiza que todos têm garantia do cumprimento dos direitos humanos fundamentais sem discriminação, incluindo o direito à vida e liberdade, estar livre de tortura e escravidão, liberdade de opinião e expressão e o direito ao trabalho e educação.

Em julho de 2012, a Assembleia Geral da ONU declarou a data de 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade, no intuito de promover a ideia de que “a busca pela felicidade é um objetivo fundamental da humanidade”.

Fonte: DW

Artigo anteriorEm encontro com ministra Rosa Weber, Wilson Lima destaca riquezas do AM
Próximo artigoAnvisa libera venda de 930 pomadas para trançar ou modelar cabelos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui