Futuro do trabalho pós-pandemia tende a ser híbrido; como se adaptar e ser produtivo?

Foto: Divulgação, istock

Com retomada de atividades, empresas estão voltando ao trabalho presencial, mas mantendo home office em suas rotinas

Com a pandemia da Covid-19, o home office entrou de vez na vida dos brasileiros. Trabalhar em casa tornou-se uma tendência, mas agora é a vez do trabalho híbrido ganhar espaço. O modelo que une o remoto ao físico promete ser uma alternativa para o futuro.

Uma nova pesquisa feita pelo Great Place to Work (GPTW), com 2.008 pessoas, mostrou  que 46,8% dos respondentes estão em uma organização que já atua com a política do híbrido. Além disso, 77,7% ficarão com esse modelo após o término da crise sanitária, causada pela Covid-19.

As decisões das empresas se mostram em sintonia com o desejo dos funcionários. De acordo com um levantamento realizado com funcionários em home office pela Talenses Group e pela Fundação Dom Cabral (FDC), 72,7% dos entrevistados veem o híbrido como um modelo ideal de trabalho.

Mas será que todo mundo está preparado para isso? O que é preciso para trabalhar em casa? Confira algumas dicas úteis para você.

Combine o dia de ir para a empresa e de ficar em casa

Para que o trabalho remoto e presencial não se torne uma dor de cabeça para o chefe nem para o funcionário, é necessário que haja um acordo sobre os dias de comparecer na empresa ou não. Decidir os dias da semana que serão trabalhados de casa e de se deslocar ao trabalho parece simples, mas é importante para que não haja problemas futuros, além de encaixar o que é melhor para os dois lados.

Comunicação

Independentemente do canal, a comunicação entre você e a equipe deve ser transparente, de modo que atenda às expectativas dos planos híbridos. Para isso, deve ser definido previamente quais tarefas deverão ser desenvolvidas no escritório e remotamente.

Tenha seu próprio espaço para trabalho

Tanto na empresa, como na sua própria casa, é essencial que tenha um espaço reservado para trabalhar que esteja organizado e adaptado para você. Separar um local específico ajuda a se concentrar e manter a produtividade.

Atenção aos equipamentos

Com o modelo híbrido, é necessário estar sempre conectado e com equipamentos que atendam suas necessidades, seja um bom celular para responder os aplicativos de mensagens e atualizar as redes sociais ou um notebook que permita trabalhar em qualquer lugar e de fácil manuseio. Um equipamento de boa qualidade pode evitar dores de cabeça futuras e ainda aumentar seu desempenho.

Mantenha o foco

Como consequência de ficar muito tempo em casa ligado no mundo digital, a capacidade de focar nas atividades pode ser prejudicada. Alguns especialistas indicam que anotar as tarefas diárias pode ajudar – mesmo tarefas simples, como tomar café.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui