Governador Wilson Lima acompanha retomada das aulas em Manaus

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima acompanhou a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede estadual nesta terça-feira (1º/06). Mais de três meses depois do início do ano letivo de 2021, os estudantes e professores voltam às salas de aula para o primeiro contato presencial do ano.

Iniciadas em fevereiro, as aulas integralmente remotas estão sendo substituídas pela modalidade híbrida, que combina o ensino presencial com o on-line. São 228 mil alunos, em 150 unidades de ensino de Manaus.

Foto: Diego Peres/Secom

Em visita à Escola Estadual Gabrielle Cogels, no Puraquequara, zona leste de Manaus, Wilson Lima destacou as escolas como ambientes seguros e a importância do ensino presencial. “Esse é o momento de a gente começar a trabalhar para recuperar aquilo que a gente perdeu nos últimos seis meses. Nós estávamos trabalhando com aula virtual, com o ‘Aula Em Casa’, mas temos um ganho com o diferencial da presença do professor aqui na sala de aula para poder tirar as dúvidas, reforçando o acompanhamento do aluno”, disse Wilson Lima.

Outras 74 escolas, que estão cedidas para os vestibulares de ampla concorrência e seriado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), retornarão às atividades nesta quarta-feira (02/06). As escolas estaduais Cacilda Braule Pinto e Haydee Lira estão em obras e seguem com as atividades de maneira remota.

Foto: Diego Peres/Secom

Wilson Lima destacou que a presença dos profissionais nas escolas acontece depois que eles foram priorizados no Plano Nacional de Imunização (PNI) e receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, iniciada em 19 de maio. A maior parte dos trabalhadores recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com estudos divulgados pela instituição, a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford já garante eficácia geral de 76%.

A professora de Língua Portuguesa, Karine Araújo, disse que com a vacina se sente segura para retornar à sala de aula e receber os alunos.

Ensino híbrido – As turmas foram divididas em dois grupos (A e B), que vão frequentar a escola em dias alternados. Quando um grupo estiver na unidade, o outro deverá estar em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa” ou dando continuidade às atividades remotas designadas pelas escolas.

Protocolos – Assim como ocorreu no ano passado, alunos, professores e demais integrantes da equipe escolar devem estar atentos às orientações de segurança e prevenção à Covid-19. Todas as escolas estão sinalizadas com os cuidados pessoais e coletivos a serem adotados durante o período de convívio nas unidades escolares.

O uso de máscaras no ambiente escolar é, novamente, obrigatório, assim como o distanciamento social e a higienização correta das mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui