TCEAM
Início Cidades Gorjetas acima de 10% terão de pagar impostos em bares e restaurantes...

Gorjetas acima de 10% terão de pagar impostos em bares e restaurantes de São Paulo

Restaurante tradicional em São Paulo - foto: recorte/redes sociais

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) passou a cobrar ICMS sobre gorjetas que ultrapassem os 10% tradicionais em bares e restaurantes. A decisão já causa forte reação no setor

A Fhoresp, que representa 500 mil estabelecimentos e 1,4 milhão de trabalhadores, protocolou ofício pedindo a suspensão imediata da medida. A entidade alerta que a cobrança é um “equívoco interpretativo” e afronta a Lei da Gorjeta e decisões do STJ.


Para a federação, cobrar imposto sobre a diferença acima dos 10% é tributar dinheiro que pertence exclusivamente aos trabalhadores.

Bar tradicional bem frequentado de São Paulo na mira do governo Tarcísio de Freitas -foto: recorete/redes sociais

O STJ já consolidou entendimento de que gorjetas não compõem faturamento das empresas.

O recado ao governador é direto: a federação pede cancelamento imediato das autuações, revisão do regulamento do ICMS paulista e articula levar o caso ao Confaz para garantir isenção nacional.

A Secretaria da Fazenda confirmou o recebimento do pedido e disse que analisará o pleito conforme as regras aplicáveis.

Breaking News

Artigo anteriorJustiça obriga Nhamundá a divulgar uso de royalties do petróleo
Próximo artigoPolícia divulga imagens de ladrão de hidrômetro que vem atuando no Coroado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.