Guardas municipais recebem instruções de defesa pessoal e técnicas de imobilização

Foto: Marinho Ramos / Semcom

Fechando um ciclo de três cursos de formação para guardas municipais da Prefeitura de Manaus, teve início nesta segunda-feira, 18/3, na sede da Casa Militar de Manaus, zona Oeste, o curso “Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização”, ministrado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).


O subscretário subchefe da Casa Militar, Thiago Balbi, abriu o curso, destacando que a capacitação está em sua terceira etapa, a fase avançada. “O curso visa habilitá-los para melhorar sua própria segurança para que possam executar seu trabalho nas ruas com mais segurança para eles mesmos e a comunidade”, frisa.

De acordo com a diretora de Educação e Aperfeiçoamento da Espi/Semad, Jeânia Bezerra, a realização do curso é uma demanda identificada no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) da Escola, que faz parte do Programa de Capacitação Continuada, no eixo de Segurança.

Foto: Marinho Ramos / Semcom

“Seguindo as orientações do prefeito Arthur Neto, a função da Espi/Semad é a capacitar o servidor da Prefeitura de Manaus dentro das suas atividades e a guarda municipal atua em todas as nossas secretarias do município, e muitas vezes enfrentam algumas situações e precisam manter sua segurança”, destaca Bezerra.

O curso é ministrado pelo sargento da Polícia Militar, tecnólogo em gestão de segurança privada e especialista em segurança pública e direitos humanos Rudá de Souza Monteiro. “O treinamento envolve a preparação para situações de alto risco, de gerenciamento de crise e uma série de disciplinas”, explica.

Guarda municipal admitido no último concurso público, em 2014, Adriano Gomes acompanha com regularidade a oferta de cursos da Espi/Semad na área de segurança. “Para que nós possamos fazer a segurança da população, temos que prever a nossa segurança. Nesse tipo de qualificação, relembramos técnicas, aprendemos novos meios de imobilização de segurança particular. A ideia do servidor é prestar um bom serviço ao cidadão”, conta.

O curso tem carga horária 15h, e as aulas seguem até a próxima quinta-feira, 21, das 14h às 17h, na sede da Casa Militar, na avenida Padre Caballero Martin, 770, Compensa, zona Oeste.

Artigo anteriorTraficante é preso com drogas e armas no Tancredo Neves
Próximo artigoTrio é preso com drogas na Comunidade Paraíso Verde na AM-010

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui