Guitarrista Fábio Passos é atração no Workshop da MPB no Centro Pe. Vignólia

Professor e Guitarrista Fábio Passos, no Centro Pe. Vignólia/Foto: Divulgação

O Cine Teatro do Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, recebe amanhã, quinta-feira (27), de 09h00 ao meio-dia e das 18h00 às 21h00, um Workshop de Música Popular celebrando grandes compositores, como Zequinha de Abreu, famoso internacionalmente com o choro “Tico-tico no fubá”, imortalizado pela dança e o carisma de Carmen Miranda.

O evento é gratuito, voltado para todas as idades, e tem a coordenação do professor de guitarra Fábio Passos, com realização da Secretaria de Estado de Cultura.

O workshop é uma oportunidade para violonistas e guitarristas ampliarem seus conhecimentos sobre o assunto, de acordo com Davi Nunes, coordenador do Núcleo de Música Popular do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. “A música brasileira será retratada por meio da guitarra, com muita interação do guitarrista Fábio Passos, que dará dicas importantes para quem já toca e para quem está iniciando no instrumento”, ressalta.

Professor e Guitarrista Fábio Passos, no Centro Pe. Vignólia/Foto: Divulgação

O professor Fábio Passos, também, irá tocar temas de grandes nomes que marcaram a história da guitarra dentro e fora do país. O repertório fará uma mescla dos estilos que percorrem a música popular, desde clássicos que consagraram o instrumento até versões de músicas contemporâneas, numa mistura que promete agradar ao público.

Passos, que atua na área musical há mais de 15 anos, tem realizado uma série de workshops em Manaus desde o mês de junho. O último foi feito no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Unidade Sambódromo, onde compartilhou seus conhecimentos com mais de 100 alunos de música.

Sinto um grande privilégio em poder estar fazendo parte disso. Dividir o conhecimento adquirido após anos de estudos é, sem dúvidas, para mim, uma das maiores missões. Me sinto bem em estar ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos nessa arte que eu tanto amo, que é a música”, afirma.

Música Popular e o mercado local – Criado como proposta pedagógica, o workshop tem o intuito de proporcionar aos alunos a chance de obter conhecimento a respeito da guitarra, com ênfase na música popular brasileira, e de conhecer o trabalho dos professores que também possuem uma atividade paralela como músicos profissionais.

Passos acredita que há muito espaço no cenário musical do Amazonas. “Eu sempre vivi de música. Desde os meus 18 anos eu toco violão e guitarra e ainda ministro aulas destes instrumentos”, disse.

Dessa forma, a proposta do workshop também é mostrar ao público a importância da música popular, retratando a história de grandes artistas que marcaram a história da música, de Joe Satriani a Djavan, seja na leveza de uma canção ou no toque de um instrumento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui