Hamilton vence e se isola na liderança do Mundial

Foto: Gettyimages/Divulgação

Era para ser uma noite de glória para Sebastian Vettel. Após ir ao limite no treino classificatório e tirar a pole position de Max Verstappen, o alemão teria a chance de vencer pela quinta vez no ano e retomar a liderança do campeonato. Não foi o que aconteceu. Em uma largada debaixo de muita chuva, Kimi Raikkonen colocou por dentro da RBR do holandês, que, escapando de Vettel, se tocou com a Ferrari #7. O finlandês perdeu o controle do carro e acabou atingindo a lateral esquerda do companheiro de equipe. De quebra, Kimi ainda levou junto a McLaren de Fernando Alonso.


Lewis Hamilton, quinto no grid, se aproveitou e tomou a liderança para si, com Daniel Ricciardo em segundo e Nico Hulkenberg da Renault em terceiro. Daí em diante foi um passeio para o inglês da Mercedes. Mesmo com o fim da chuva e a pista seca, o carro germânico mostrou sua superioridade sobre a RBR, e o tricampeão seguiu solitário para vencer pela sétima vez na temporada, a 60ª na carreira. Com o resultado, Lewis amplia a liderança na tabela para 28 pontos contra o rival alemão da Ferrari.

Foto: Gettyimages/Divulgação

O pódio foi completado por Ricciardo em segundo e Valtteri Bottas em terceiro. Fechado com a Renault para 2018, Carlos Sainz Jr. fez grande corrida, saindo de décimo para fechar em quarto. Outro que definiu seu futuro para a próxima temporada foi Sergio Pérez, que permanecerá na Force India, e recebeu a bandeira quadriculada em quinto. Jolyon Palmer, por sua vez, não tem vaga certa no ano que vem, mas, neste domingo, conquistou seus primeiros pontos em 2017, com um ótimo sexto lugar. Stoffel Vandoorne (7º), Lance Stroll (8º), Romain Grosjean (9º) e Esteban Ocon (10º) completaram o top 10. Felipe Massa foi o 11º com a Williams.

Largada

Cingapura protagonizou, certamente, o início de prova mais confuso da Fórmula 1 em 2017. Raikkonen largou bem, colocou por dentro de Verstappen, que espremido por Vettel se chocou na Ferrari do finlandês. Kimi perdeu o controle do carro, acertando a lateral esquerda do companheiro de equipe e atingindo também a McLaren de Alonso. Com a confusão, Hamilton pulou de quinto para primeiro, enquanto Ricciardo assumiu a vice-liderança. Sobrevivente da primeira volta, Hulkenberg apareceu em terceiro.

Verstappen, Vettel e Kimi Raikkonen batem logo na largada do GP de Cingapura/Foto: Getty Images

Momentos-chave do GP de Cingapura

1. O que começou como uma grande oportunidade de retomar a liderança do campeonato acabou com dois carros destruídos. A Ferrari abandona a prova ainda na primeira volta e vê Hamilton tomar a ponta da corrida.

2. Reargada autorizada, Hamilton segue na ponta com Ricciardo em segundo.

3. Tocado por Raikkonen ainda na largada, Alonso é obrigado a abandonar a corrida com múltiplos problemas no carro da McLaren.

4. Após pedir para que o “deixassem sozinho” no rádio, Kvyat perde o ponto de freada, passa reto e atinge a barreira de proteção. Fim de prova para o russo da STR.

5. Com a batida de Kvyat, o safety car é mais uma vez acionado no GP de Cingapura.

6. Nova relargada, Hamilton mantém a ponta com tranquilidade. Ricciardo vem em segundo e Bottas em terceiro.

7. Silly season a todo vapor: Guilherme Pereira traz a informação de que Robert Kubica está na mira da Williams para substituir Massa em 2018.

8. Massa, com pneus de chuva, briga com Magnussen, de intermediários, pela 11ª colocação.

9. Magnussen é o primeiro a colocar pneus de pista seca. Dinamarquês da Haas coloca os ultra-macios.

10. Tentando dar o “pulo do gato” pela vitória, Ricciardo vai ao box para efetuar a troca de pneus. Australiano da RBR tira os intermediários e coloca os ultra-macios.

11. Hora do líder fazer seu pit stop. Hamilton segue a tendência e vai de pneus ultra-macios em sua Mercedes #44.

12. Ericsson roda sozinho gerando nova entrada do safety car. Hamilton gesticula, reclamando com a direção de prova.

13. Brigando pelo primeiro pódio na carreira, Hulkenberg tem problemas no pit stop e abandona a disputa com Bottas.

14. Silêncio no box da Ferrari. Dia para ser esquecido na escuderia de Maranello.

15. Mais uma relargada tranquila pra o líder Lewis Hamilton. Ricciardo continua em segundo.

Fonte: G1

Artigo anteriorIdealizar – Por Max Diniz Cruzeiro
Próximo artigoBritânica desaparecida no Rio Solimões pode ter sido atacada por “piratas”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui