Hemoam atinge pela sexta vez 100% de satisfação em avaliação nacional

Laboratório da FHemoam conquista 100% em avaliação/Foto: Divulgação

Laboratório de Sorologia e Núcleo de Agências Transfusionais (NAT), da Fundação Hemoam, conquista mais uma vez, o certificado de proficiência técnica pelo programa de Avaliação Externa da Qualidade  (AEQ), da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, conforme as legislações atuais, portaria 158° e a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 34/2014, que estabelecem a obrigatoriedade dos Hemocentros nacionais participarem de programas de qualidade externa.
Proficiência Técnica – O programa de proficiência técnica tem por objetivo assegurar a qualidade hemoterápica e verificar se os laboratórios estão obedecendo às normas requeridas pelo Ministério da Saúde. A Coordenação de Sangue por meio da Bio-Manguinhos/Fiocruz enviam para o Hemocentro um painel de soro (conhecido também como painel cego, específico para cada laboratório), a cada quatro meses durante o ano, para serem testados pelos laboratórios. Pela Sorologia, são realizados os testes de sangue, enquanto pelo NAT testes de biologia molecular. Um dos critérios dessa avaliação prática é cumprir o prazo da entrega do resultado desses testes, entre 15 a 20 dias, por meio de uma planilha online disponível, no site do Ministério da Saúde.


Laboratório da FHemoam conquista 100% em avaliação/Foto: Divulgação

Além disso, também são enviados dois testes teóricos, com perguntas técnicas, específicas, para serem respondidas pela equipe do setor correspondente.  Após o processo finalizado, a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, disponibilizam um relatório oficial e informa o Hemocentro ganhador e o contempla, com um Certificado de Proficiência Técnica, quando este atingiu 100% de satisfação, nos testes, prático e teórico.

A participação no programa de Avaliação Externa da Qualidade, também é indicada pela Anvisa e pela AABB (Associação Americana de Banco de Sangue ), pelo qual o Hemoam se prepara para ser auditado.  Desde 2011, o Laboratório de Sorologia participa do programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) e atingiu 100% de avaliação positiva, o que resultou na conquista do certificado de proficiência técnica, nos anos 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

O Laboratório NAT passou a participar do programa há quatro anos e atingiu 100% de avaliação em 2014, 2015 e 2016. De acordo com a gerente do Laboratório de Sorologia/NAT, Dra. Cláudia Abrahim, explica a importância dos laboratórios conquistarem esse certificado de qualidade ‘’este reconhecimento serve como uma atualização técnica para os testes desenvolvidos aqui, engrandece também a equipe de trabalho’’.

A gestora também reconhece o trabalho dos envolvidos, diz que são dedicados e comprometidos, em particular com os resultados, que envolvem a coletividade, em ambos os laboratórios ‘’É uma equipe pronta para atender a demanda diária e fazer o melhor na Sorologia/Nat’’, destacou a gestora com satisfação.

Artigo anteriorDavid Almeida se despede da Assembleia e vai ao Governo
Próximo artigoRodoviários voltam às urnas para eleger seu presidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui