Homem se passa por auditor do INSS para extorquir dinheiro, diz polícia

Na delegacia, consta dois registros de estelionato contra Aleson/ Foto: divulgação/Polícia Civil

Aleson Batista Carneiro, de 39 anos, foi preso em flagrante, na manhã de sexta-feira (25), na Rua João Valério, Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus, suspeito de estelionato. A prisão de Aleson foi efetuada pelas equipes das 2ª Seccional Norte e ‘Coiote’, do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).


De acordo com o titular do 6º DIP, delegado Jeff Mac Donald, Aleson se passava por auditor do INSS, onde ele era responsável pela emissão de aposentadoria. O golpe começou durante uma consulta médica, na qual a vítima atendia a filha de Aleson. Na ocasião, a vítima informou que seu sogro, também médico, estaria prestes a se aposentar pelo fato de possuir idade e tempo de contribuição.

Aleson relatou que bastaria o pagamento de algumas prestações referente à expedição da Guia de Previdência Social (GPS), para o processo de aposentadoria fosse concretizado e mostrou, através de esboços no verso da ficha de atendimento, cálculos sobre o possível valor final.

Na delegacia, consta dois registros de estelionato contra Aleson/ Foto: divulgação/Polícia Civil
Na delegacia, consta dois registros de estelionato contra Aleson/ Foto: divulgação/Polícia Civil

Dessa forma, a vítima sentiu segurança nas alegações de Aleson e marcou um encontro com este e o futuro beneficiário. No local, sempre portando o crachá do INSS, Aleson já estava em posse de extrato de cadastro de informações sociais do INSS, com o timbre do órgão, já com os dados do beneficiário. Nesse momento o beneficiário desembolsou R$ 3.396,00, após a emissão de um recibo.
A filha da vítima comentou sobre Aleson com algumas pessoas e uma delas citou que havia sido enganada pelo homem, e que tinha registrado boletim de ocorrência, e alertou ser golpe. Imediatamente, a filha procurou a polícia.

“Aleson combinou com esta vítima para receber mais R$932,00, para possíveis pagamentos de taxas pendentes, neste momento já havia monitoramento da equipe de investigação, a qual interceptou no momento do pagamento e emissão do recibo”, disse o delegado.

Na delegacia, constataram-se dois registros de estelionato contra Aleson, pelo mesmo golpe, ocasião em que compareceram no 6º DIP mais de dez vítima da ação criminosa.

Aleson foi autuado pelo crime de estelionato e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde ficará à disposição da Justiça.

Artigo anteriorA 14ª Expofeira de Arte e Cultura que acontecerá no IPAAM terá temática natalina
Próximo artigoEm Miami, exilados cubanos celebram a morte de Fidel Castro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui