Hospital de Tabatinga vai receber aparelho enchedor de cilindro de oxigênio

Foto: Divulgação/SES-AM 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu, nesta semana, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a doação de um aparelho enchedor de cilindro de oxigênio, chamado de booster, para ser usado na usina instalada no Hospital de Tabatinga (distante a 1.108 quilômetros de Manaus). O equipamento servirá para atender à demanda de cilindros em municípios do Alto Solimões.


O Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, ressalta que a Opas está sempre atuando em parceria com o Governo do Amazonas, auxiliando com a doação de equipamentos e insumos no combate à pandemia de Covid-19.

O enchedor, que já está em pleno funcionamento no município, vai atender demanda tanto do Hospital de Tabatinga, quanto de municípios próximos, como Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença, no Alto Solimões, que precisarem abastecer os cilindros de oxigênio. O equipamento também vai ajudar pacientes que estão em atendimento domiciliar e necessitam dos cilindros.

A usina instalada no Hospital de Tabatinga tem capacidade de produção de 26 metros cúbicos de oxigênio por hora, sendo capaz de abastecer toda a demanda da unidade, mas para auxiliar no enchimento de cilindros é necessário que tenha um equipamento como o booster. Em uma hora, até quatro cilindros podem ser abastecidos através do equipamento.

A Opas ainda prevê a doação de mais um enchedor para ser usado na usina de oxigênio instalada no Hospital Regional de Tefé.

Aquisição – A SES-AM também está com um processo aberto para aquisição de enchedores, através do Edital PE 021/22. As empresas interessadas podem realizar a oferta até o dia 19 de janeiro.

Artigo anteriorAmbientalistas preveem avanço maior das queimadas em 2022 no AM
Próximo artigoMoradores da rua Jonathas Pedrosa vão ganhar espaço comunitário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui